O senhor Reina

ambhrrveocw-1400×934

Existem várias razões fundamentais pelas quais muitas igrejas não cantam os Salmos hoje, então escrevi um livro chamado: “Meditando sobre a Música de Deus” para ajudar a corrigir algumas dessas razões.

Mas uma das principais razões pelas quais os cristãos evitam alguns dos salmos é a linguagem imprecatória, por vezes violenta, encontrada neles. Se os cristãos hoje usam os salmos, eles tendem a gravitar exclusivamente em torno de salmos de consolo– o Salmo 23 é o mais comum, ou salmos de louvor como o Salmo 100.

Mas a maioria dos salmos não são canções de consolo ou louvor. Você não consegue nem passar do primeiro salmo antes de ler: “o caminho dos ímpios perecerá”. No Salmo 2 lemos: “Beije o Filho, para que ele não se irrite, e você pereça no caminho, pois a sua ira rapidamente se acende”. Salmo 7: “Levanta-te, Senhor, na tua ira; levante-se contra a fúria dos meus inimigos.” Os cristãos deveriam cantar isso? Onde está a graça?

‌E, claro, fica ainda pior. Deveríamos cantar o Salmo 58? : “ Ó Deus, quebra-lhes os dentes nas suas bocas. … Como a lesma se derrete, assim se vá cada um deles; como o aborto duma mulher, que nunca viu o sol” O salmo conclui: “O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio”. E então há provavelmente a pior maldição imprecatória de todas no Salmo 137, que proclama:

Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

O que devemos fazer com salmos como esses? O fato é que a linguagem sombria e às vezes violenta de muitos salmos têm sido uma pedra de tropeço para muitos cristãos. Isaac Watts disse:

Por que devo me unir a Davi em sua linguagem legal ou profética para amaldiçoar meus inimigos, quando meu Salvador, em seus sermões, me ensinou a amá-los e abençoá-los? Por que um cristão não pode omitir todas aquelas passagens do salmista judeu que tendem a encher a mente com tristezas avassaladoras, pensamentos desesperadores ou ressentimentos pessoais amargos, nenhum dos quais é adequado ao Espírito do Cristianismo, que é uma dispensação de esperança, alegria e amor?

Igualmente, C. S. Lewis considerou os salmos imprecatórios “diabólicos”, ingênuos, “horríveis”, dados à “maldade” e à “vulgaridade”. Ele afirmou que o seu “ódio vingativo”, cheio de paixões “purulentas, exultantes e indisfarçáveis”, nunca poderá ser “perdoado ou aprovado”.

Entretanto gostaria de mostrar por que não apenas podemos cantar tais salmos como também porquê devemos cantá-los. Veremos que salmos como estes estão profundamente enraizados na confiança de que Deus é o Soberano Rei dos Reis e, portanto, cantá-los ajuda a formar dentro de nós um desejo cheio de esperança pelo Retorno do Rei.

Os salmos imprecatórios estão profundamente enraizados na confiança de que Deus é o Soberano Rei dos Reis e, portanto, cantá-los desenvolve em nós um anseio cheio de esperança pelo Retorno do Rei.

‌Um dos atributos mais importantes é reconhecer que os salmos que nos ajudam a compreender o propósito da linguagem imprecatória. O Livro dos Salmos não é apenas uma coleção aleatória de canções. A maioria dos cristãos hoje não percebe que os 150 salmos foram organizados intencionalmente por Esdras ou alguém como ele após o exílio babilônico em cinco livros, e esses cinco livros de salmos foram organizados para nos ensinar algumas verdades muito importantes. Eles estão organizados de tal forma à desenvolverem progressivamente diversos temas significativos sobre Deus e Seu plano para o Mundo. Você pode descobrir muito mais detalhes sobre o tema em meu livro.

‌Um dos temas centrais desenvolvidos nos cinco livros dos Salmos é o Governo Universal e soberano de Deus.

Os salmos estão repletos de imagens que afirmam o Governo Universal de Deus. No Salmo 2:4, Davi diz que Deus “está entronizado nos céus”. Dezenas de salmos referem-se a Deus como Rei. Os salmos cantam o cetro de Deus, o trono de Deus e a coroa de Deus, todos destinados a retratar Deus como o Rei Soberano. Os salmos referem-se a Deus como Juiz de toda a terra. Até mesmo a amada imagem de um pastor para descrever Deus, como o Salmo 23, é uma imagem real. O Salmo 80:1, por exemplo, compara o Pastor de Israel àquele que está entronizado no céu.

Do primeiro ao último, os Salmos proclamam o governo soberano universal do Deus Todo-Poderoso: o Salmo 103:19 proclama: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre todos”. “O teu reino é um reino eterno”, canta David no Salmo 145, “e o teu domínio dura de geração em geração”.

Do primeiro ao último, os Salmos proclamam o governo soberano universal do Deus Todo-Poderoso

‌O Salmo 89, o último salmo do Livro III do Saltério, retrata isso vividamente. A primeira metade do salmo louva a Deus por seu governo universal, cósmico e soberano.

Salmo 89.6: Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor?

Salmo 89.9:Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes aquietar.

Salmo 89.11: Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste.

Salmo 89.14: Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.

Deus é Soberano sobre tudo.

No entanto, há um grupo de salmos no Livro 4 que presta atenção especial e focada ao governo soberano de Deus. Mencionei anteriormente que os salmos foram deliberadamente organizados em cinco livros, e os salmos dentro de cada um dos cinco livros foram deliberadamente organizados para comunicar verdades específicas.

‌Isso é claramente aparente em um grupo de salmos no Livro 4, muitas vezes chamado de “Salmos da Entronização”. Embora, como vimos, muitos dos salmos afirmem de alguma forma o Governo Soberano de Deus, os Salmos 92–100 o fazem com um foco vívido.

‌Os Salmos 92 e 100 formam suportes para livros deste agrupamento, e entre eles encontramos uma aclamação poderosa do Governo Soberano de Deus: Yahweh malak — O SENHOR reina.

Salmo 93.1 O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar.

Salmo 96.10 Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.

Salmo 97.1 O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas.

Salmos 99.1 O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra.

Provavelmente não exista expressão mais sucinta e vívida do Governo Soberano de Deus sobre todos nas Escrituras do que esta afirmação: Yahweh reina.

Provavelmente não exista expressão mais sucinta e vívida do Governo Soberano de Deus sobre todos nas Escrituras do que esta afirmação: Yahweh reina.

‌No entanto, aqui está o que é fascinante sobre esta afirmação: a frase “Yahweh reina” só aparece em todas as Escrituras nos Salmos 93, 96, 97 e 99. Exceto em outro lugar: 1 Crônicas 16.

‌1 Crônicas 16 registra uma canção que Davi, o rei guerreiro, escreveu. Estes salmos de Entronização baseiam-se em partes no cântico de Davi em 1 Crónicas 16. Foi originalmente escrito pelo Rei na ocasião de trazer a Arca da Aliança para Jerusalém. Você deve se lembrar que os filisteus haviam capturado a Arca anos antes, e foi somente agora, durante o reinado de Davi, que ele a devolveu ao seu devido lugar no Tabernáculo em Jerusalém.

1 Crônicas 16 registra o serviço de dedicação que Israel realizou em homenagem ao evento. Davi designou músicos para tocar e cantar durante o culto, e o versículo 7 diz: “Então, naquele dia, Davi primeiro determinou que Asafe e seus irmãos cantassem ações de graças ao Senhor”. Após esse culto de dedicação, Davi aparentemente pegou o cântico que havia escrito e o reorganizou em alguns cânticos diferentes que Israel utilizaria regularmente em sua adoração e que aparecem no livro dos Salmos.

‌Você se lembra do que aconteceu quando os filisteus colocaram a Arca em seu templo para Dagom? Eles se levantaram na manhã seguinte, e o ídolo de Dagom estava caído de bruços – e então, quando Davi recupera a arca, ele canta: “Todos os deuses do povo são ídolos inúteis! O Senhor reina.”

‌“Pois o Senhor é um grande Deus e um grande Rei acima de todos os deuses” (Salmo 95.3). O Salmo 97.9 afirma: “Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; Tu és exaltado muito acima de todos os deuses.” Isto é o que Davi proclama com ousadia no seu cântico de agradecimento quando recupera a Arca do Senhor.

Deus não reina apenas sobre os falsos deuses, mas também sobre toda a Terra.

Salmo 93.4 Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.

Salmo 95.4-5 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.

Salmo 97.4-5 Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.

Salmo 9.2-5 O Senhor é grande em Sião, e mais alto do que todos os povos. Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo. Também o poder do Rei ama o juízo; tu firmas a eqüidade, fazes juízo e justiça em Jacó. Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo.

‌‌Yahweh reina! O Senhor é o Rei soberano sobre toda a terra. Esse é um tema de importância central que é desenvolvido nos salmos.

Na próxima semana veremos como esse tema impacta nossa compreensão dos salmos imprecatórios.

Print Friendly, PDF & Email
Author ambhrrveocw-1400×934

Scott Aniol | Brasil

Scott Aniol, PHD, é o vice presidente executivo e o editor chefe do ministério G3. Ele é palestrante internacional, atuando em diversas igrejas, conferencias, faculdades, e seminários. Scott já escreveu diversos livros e dezenas de artigos.

Você pode saber mais a respeito dele em www.scottaniol.com Scott e sua esposa, Becky, tem quatro filhos. Caleb, kate, Christopher e Caroline.