O resultado do cristianismo verdadeiro é saber ouvir, falar e se enfurecer

photo-boards-25QCezs8-oo-unsplash

Tiago foi um líder extraordinário, ele não era apenas humilde, mas um homem que andava nas pegadas de Cristo com sinceridade. Ele era conhecido como Tiago, o Justo ou Tiago, o de caráter reto. Ele era o meio-irmão de nosso Senhor Jesus Cristo e serviu como líder da igreja em Jerusalém após a ressurreição de Jesus.

Conforme os relatos históricos de Tiago, ele era conhecido por ter joelhos de camelo devido à sua constante vida de oração. Ele era ousado e disposto a sofrer por causa de Cristo. Tiago foi jogado do topo do Templo (cerca de 30 metros), e não morreu. Então, de acordo com a tradição da igreja, a multidão enfurecida o arrastou para fora do portão da cidade, onde o espancaram até a morte com pedaços de pau.

Esse foi um homem que entendeu verdadeiramente o que significa ser um cristão. Eu quero aprende com homens como Tiago. Em sua epístola pequena, mas com grandes verdades, ele escreve:

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, (Tiago 1.19)

É fácil dizer que você é discípulo de Jesus, difícil é andar como Ele

Considere a linguagem deste poderoso versículo. Organizado com paralelismo, Tiago esmurra com sua declaração proverbial. Obviamente, ele está escrevendo para os cristãos, conforme observado pelo uso da palavra “irmão” seguida pela próxima frase, “que cada pessoa” indica que ele não está apenas se referindo aos líderes da igreja. O exposto é para cada cristão da igreja de Jesus Cristo e deve ser examinado cuidadosamente. É fácil dizer que você é discípulo de Jesus, difícil é andar como Ele.

Seja pronto a ouvir: Desenvolva a arte da escuta

A escuta é uma arte. Muitas pessoas parecem estar ouvindo quando, na verdade, estão simplesmente pensando no que dirão quando for sua vez. Isso é ouvir descuidadamente. A escuta adequada envolve processar a informação que está sendo falada com o desejo de considerar cuidadosamente e respeitar o indivíduo que está falando.

Existe a necessidade de recuperar a arte de ouvir corretamente dentro da igreja hoje. Isso vale para conversas informais e para o culto como um todo. Ouvir um sermão e ouvir o canto (as palavras ao Rei) é essencial para uma igreja saudável. No entanto, no que diz respeito a conversas entre amigos, reuniões e confrontos, ouvir é essencial para a busca manter a paz verdadeira e a unidade no corpo de Cristo.

Devido à velocidade das informações que chegam às mídias sociais, nos tornamos péssimos ouvintes. A dopamina (hormônio cerebral) nos afeta com a funcionalidade específica de recompensa e motivação. A mídia social foi projetada para nos fornecer felicidade instantânea em um curto período de tempo por meio de informações superficiais, curtidas, tuites e seguidores. As empresas de telefonia celular criam sons e avisos de notificação que criam explosões de euforia que se comunicam com o cérebro e incentivam mais o uso para a busca da felicidade e do prazer. Resumindo, é como uma droga e como todas as outras drogas – se não for usado corretamente, pode afetar terrivelmente a função cerebral de uma pessoa. Nesse caso, dificulta a capacidade de uma pessoa de se concentrar em coisas que não produzirão ansiedade.

O cristão deve ser rápido em ouvir, isso envolve emprestar sua atenção ao outro. A Igreja deve recuperar a arte de ouvir.

Queremos informação rápida e não gostamos de esperar que as pessoas terminem de falar. Fomos condicionados a ouvir descuidadamente. Nossos períodos de atenção tornaram-se terrivelmente curtos, o que dificulta nossa capacidade de ouvir pacientemente e respeitosamente. Observe como Tiago expressa essa ordem: “seja pronto para ouvir”. Todos sabemos como é estar perto de alguém que fala rápido, tuita rápido, responde rápido as palavras, mas o que Tiago ordena aqui é o oposto. O cristão deve ser rápido em ouvir, isso envolve emprestar sua atenção ao outro. A Igreja deve recuperar a arte de ouvir.

Tardio para falar: A disciplina do silêncio

A grande tentação é ser rápido no falar. Tiago entendeu esse fenômeno porque mais tarde em sua carta ele forneceu uma séria advertência sobre o poder da língua desenfreada (Tiago 3:5-6). Na introdução de sua carta, ao articular sobre a pura religião, instrui os irmãos e irmãs em Cristo a serem tardios em falar.

Lembro-me de meu pai me ensinando a dirigir. Ele foi bombeiro e paramédico por 36 anos em nossa comunidade. Seu conselho foi para eu dirigir mais devagar e nunca mais rápido. Uma vez, ele disse: “Filho, lembre-se sempre desta lição simples. Um acidente em baixa velocidade é sempre melhor do que um em alta velocidade.” Como bombeiro e paramédico, ele havia tirado muitas pessoas de automóveis destruídos. Ele compreendia os resultados devastadores de uma batida em alta velocidade. É mais provável que uma pessoa escape de um acidente em baixa velocidade do que um em alta velocidade.

Quando se trata de falar, o mesmo princípio se aplica. Uma língua que se move em alta velocidade acabará sendo destruída e os resultados não serão bons. Uma língua afiada e um discurso desenfreado são característicos de um tolo. É por isso que Tiago aponta os cristãos a direção oposta. Ele entendeu o que Jesus disse sobre a língua:

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. Mateus 12.36-37

Tenha isso em mente, precisamos abordar conversas, reuniões, mídias sociais e casos de disciplina na igreja com uma reflexão cuidadosa antes de abrirmos a boca. Prestaremos contas de como usamos nossas línguas – para o bem ou para o mal. Tiago construiu seu ensino com base nas sábias palavras de Salomão, que ofereceu a seguinte exortação:

Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento. (Provérbios 17.28)

Cuidado com a pessoa que está sempre incendiando com a língua – a fé dessa pessoa deve ser seriamente questionada.

Quando um tolo abre a boca, ele revela sua tolice a todos. No entanto, é muito mais respeitável ficar calado do que abrir a boca e revelar sua ignorância com um discurso desenfreado que prejudica os outros e cria divisão. Cuidado com a pessoa que está sempre incendiando com a língua – a fé dessa pessoa deve ser seriamente questionada.

Tardio em se irar: a restrição necessária para o cristão

A raiva não é pecaminosa se usada corretamente. Uma desafeição emocionada pelas atitudes que Deus odeia não é errado, mas não conter sua raiva é pecaminoso (Ef 4:26-27). Quando consideramos o fato de que nosso Senhor Jesus Cristo estava com raiva, mas não pecou – isso prova que a raiva não é pecaminosa (Mt 21:12-13). No entanto, devemos também lembrar que nenhum de nós dentro de nossa igreja local é Jesus. Devemos ser muito cautelosos em nossas demonstrações de raiva por causa do poder, paixão e destruição que a raiva pode causar se não for controlada.

Cuidado com a pessoa que se recusa a controlar seu temperamento. É um indivíduo perigoso que deve ser evitado. As Escrituras colocam essa pessoa na categoria de tolo.

Tiago pede moderação. Ele diz: “seja tardio em se irar”. Mais uma vez, devemos colocar ordem na casa. Um temperamento explosivo e explosões de paixão desenfreada podem ser destrutivos. Cuidado com a pessoa que se recusa a controlar seu temperamento. É um indivíduo perigoso que deve ser evitado. Jesus nos dá um sério alerta em seu sermão de Mateus:

Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. (Mateus 5.22)

Certamente Tiago estava construindo sobre os fundamentos de Provérbios que ensinam o mesmo princípio. Encontramos estas palavras em Provérbios 14:29 “O que é tardio em irar-se é grande em entendimento, mas o precipitado exalta a insensatez.” Todos sabemos como é estar perto de uma pessoa de temperamento explosivo. Às vezes, as pessoas se desculpam dizendo que isso é herança de família. O fato é que todos nós herdamos o pecado de Adão, mas isso não é licença para viver em pecado. Devemos nos despojar do velho homem não santificado e nos revestir da nova pessoa em Cristo (Cl 3:9; Ef 4:22-24).

Imagine como nossas igrejas locais seriam frutíferas e saudáveis ​​se todos buscássemos a santidade e uma vida de autodisciplina que resultasse em sermos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar.

A comunicação é a chave para todos os relacionamentos na vida. Envolve ouvir, falar e se emocionar. Imagine como nossas igrejas locais seriam frutíferas e saudáveis ​​se todos buscássemos a santidade e uma vida de autodisciplina que resultasse em sermos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar. ‘Sempre reformanda’ envolve mais do que manter doutrina reformada. Significa que devemos estar sempre reformando a doutrina e a vida para a glória de Deus. As celebridades de Hollywood e os influenciadores de mídias sociais enaltecem uma língua desenfreada e um temperamento explosivo, mas a igreja precisa ouvir a sabedoria de Tiago – um homem que realmente seguiu os passos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Print Friendly, PDF & Email
Author photo-boards-25QCezs8-oo-unsplash

Josh Buice | Brasil

Josh Buice é o fundador do Ministério G3 e serve como pastor na Pray’s Mill Baptist Church (Igreja Batista Moinho de Oração) na zona oeste de Atlanta. Ele ama teologia, pregação, história da Igreja, e é bastante compromissado com a Igreja local. Ele gosta de praticar esportes, como corrida de longas distâncias e costuma caçar nas florestas do país. Ele tem escrito sobre salvação pela Graça desde que estava no seminário e tem atingido um número relevante de leitores com o passar dos anos.