Cristãos podem fazer exercícios físicos?

a close-up of a sign

Cristãos deveriam se preocupar com seu corpo? O quanto deveríamos nos preocupar com isso?

Alguns cristãos professos na história diziam que o corpo era mau – não precisamos cuidar do corpo, só precisamos nos concentrar no que é espiritual.

Mas observe o que Paulo diz em 1 Timóteo 4:8: “O exercício físico tem algum valor.” Não pense que Paulo está dizendo que fazer exercícios é inútil; não é esse o ponto. Ele está reconhecendo que cuidar do corpo tem algum valor.

Por que praticar esportes tem algum valor? Bem, a Bíblia tem muito a dizer sobre isso:

¹³ Tu formaste o meu interior
e me teceste no ventre de minha mãe.
¹⁴ Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário;
tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei muito bem. (Salmos 139:13,14)

Gênesis 2 diz que Deus formou o corpo de Adão, e lembre-se, Ele fez isso antes do pecado entrar no mundo. O corpo é algo bom que Deus fez – ele viu que era bom. Deus fez nossos corpos e, portanto, eles são benignos.

Deus fez nossos corpos e, portanto, eles são benignos.

O pecado afeta o corpo

²² Pois sabemos que, até agora, toda a criação geme, como em dores de parto.
²³ E nós, os que cremos, também gememos, embora tenhamos o Espírito em nós como antecipação da glória futura, pois aguardamos ansiosos pelo dia em que desfrutaremos nossos direitos de adoção, incluindo a redenção de nosso corpo. (Romanos 8:22 e 23)

Deus criou Adão, mas Adão desobedeceu a Deus; e como resultado, Deus amaldiçoou toda a criação, incluindo os nossos corpos. Desde o momento da nossa concepção, nossos físicos começam a se desgastar e envelhecer. Não é ruim quando somos jovens e estamos crescendo, mas você chega aos 40 e a partir é só ladeira abaixo.

Estou brincando, mas não é verdade? Até os mais jovens sentem dores e sofrimentos. Nossos corpos ficam doentes. Quebramos ossos e torcemos tornozelos. Nossos físicos são significativamente afetados pela realidade do pecado.

O Exercício Físico tem valor

A realidade do pecado é exatamente a razão pela qual o exercício físico tem algum valor. O esforço disciplinado de nossos corpos por meio de exercícios e ginástica pode ajudar a conter alguns dos piores efeitos da maldição sobre nós. Se ficarmos em forma e comermos bem, isso poderá ter efeitos positivos no físico.

No entanto, em última análise, não importa quanto treino corporal pratiquemos ao longo das nossas vidas, não importa quão saudável seja a nossa dieta, não importa quão bem fiquemos em forma, eles continuarão a desgastar-se. O melhor que podemos fazer com o exercício corporal é retardar o colapso do nosso corpo, e isso tem valor. Mas um dia eles começarão a falhar e morreremos. Os cadáveres serão enterrados e voltarão ao pó.

não importa quanto treino corporal pratiquemos ao longo das nossas vidas, não importa quão saudável seja a nossa dieta, não importa quão bem fiquemos em forma, eles continuarão a desgastar-se.

Cristo Redime nosso corpo

Mas existe esperança. A terceira realidade que as Escrituras ensinam sobre nossos corpos é o que Paulo disse em Romanos 8:23: aguardamos ansiosamente a redenção de nossos corpos. Um dia os nossos físicos, juntamente com toda a criação, serão redimidos. Essa redenção não resulta de nada que façamos – resumindo, o valor do exercício corporal não reside no fato de que nosso exercício redime nossos corpos e alguma forma. Não, Cristo restaurará nossos corpos.

o valor do exercício corporal não reside no fato de que nosso exercício redime nossos corpos e alguma forma. Não, Cristo restaurará nossos corpos.

Sabemos disso por uma razão muito importante: Jesus Cristo – que é 100% Deus, e existe co-igualmente com Deus o Pai e Deus o Espírito por toda a eternidade – assume um corpo humano na sua encarnação.

⁵ Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.
⁶ Embora sendo Deus,
não considerou que ser igual a Deus
fosse algo a que devesse se apegar.
⁷ Em vez disso, esvaziou a si mesmo;
assumiu a posição de escravo
e nasceu como ser humano.
Quando veio em forma humana, (Filipenses 2:5-7)

Esse corpo é verdadeiramente humano – Jesus ficava com fome, sede, doente, tinha dores e sofrimentos – seu corpo foi afetado pelo pecado assim como o nosso. Jesus não era um pecador – Jesus não pecou, ​​mas seu corpo sentiu os efeitos da maldição do pecado.

E Jesus sofreu fisicamente na cruz e morreu para pagar a pena do pecado que todos merecem.

humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:8)

Jesus morreu pelos nossos pecados fisicamente, seu corpo foi sepultado em um túmulo, mas no terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos; mas agora, ao invés de um corpo amaldiçoado pelo pecado, Jesus tinha um corpo perfeito e glorificado. Ele ainda tem esse corpo, e assim será por toda a eternidade. Jesus ascendeu em pessoa ao céu, onde agora está sentado presencialmente à direita do Pai.

Portanto, Deus nos ressuscitará dos mortos por seu poder, assim como ressuscitou o Senhor.

(1 Coríntios 6:14)

Quando nós ressuscitarmos com Ele, nosso corpo será transformado.

²⁰ Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
²¹ Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dele, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a seu domínio. (Filipenses 3:20 e 21)

A Piedade é Proveitosa

Mas isso só é verdade para aqueles que confiam em Cristo. Somente os crentes em Jesus Cristo serão ressuscitados corporalmente; somente eles em Jesus Cristo terão seus físicos redimidos e transformados para serem semelhantes ao corpo glorificado de Cristo.

Por isso Paulo diz em I Timóteo 4.8: “O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na vida futura.” (grifo nosso)

Exercícios têm algum valor porque Deus criou o corpo e um dia redimirá os físicos de Seu povo – mas a redenção futura não depende de práticas esportivas. Nossos corpos são apenas parte do que somos. Quando Deus formou Adão, Ele soprou nas narinas de Adão o fôlego de vida, e o homem tornou-se alma vivente. Não somos apenas materiais, somos também espirituais.

Exercícios têm algum valor porque Deus criou o corpo e um dia redimirá os físicos de Seu povo – mas a redenção futura não depende de práticas esportivas.

Assim como nossos corpos foram amaldiçoados pelo pecado, nossas almas também são amaldiçoadas. Nascemos amando o pecado e odiando a Deus. E assim como a redenção dos nossos corpos vem através da fé em Jesus Cristo, a redenção das nossas almas vem por meio da fé nEle. A redenção de nossos corpos e de nossas almas vêm como resultado da confiança na pessoa e na obra expiatória do Redentor, o Deus-homem.

E de fato, como Paulo disse em Romanos 8, ainda estamos aguardando a redenção do corpo. Cristãos sabem que quando se convertem, ocorre uma transformação na alma, mas ainda sentem todos os efeitos do pecado no corpo físico mortal. A redenção plena não acontecerá até que Jesus retorne, quando Ele vier a Terra de novo.

Amados, já somos filhos de Deus, mas ele ainda não nos mostrou o que seremos quando Cristo vier. Sabemos, porém, que seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele realmente é. (1 João 3:2-Grifo nosso)

Mas o que podemos experimentar agora é a redenção das nossas almas. Não precisamos esperar. Aqueles que se arrependem de seus pecados e colocam sua fé e confiança no sacrifício substitutivo de Jesus Cristo, recebem, instantaneamente, a redenção de suas almas. Podem ter esperança de vida Eterna com Ele.

O que traz a redenção de nossas almas e, eventualmente, de nossos corpos, é a piedade, e portanto, não a alcançamos através de qualquer esforço próprio.

Prática da Piedade

Mas em 1 Timóteo 4, Paulo está falando com aqueles que confiam em Cristo, dizendo que devemos praticar a piedade, isto é, uma vida que seja caracterizada como semelhante a Deus em santidade e justiça. “Pois para isso trabalhamos e nos esforçamos”, diz Paulo no versículo 10. Paulo usa a analogia do exercício físico para nos exortar a aplicar o mesmo tipo de disciplina e esforço – até mais – na busca pela piedade em nossa vida cotidiana. Esses são os já foram redimidos pela fé no sangue de Cristo e que aguardam a redenção dos corpos.

Paulo usa a analogia do exercício físico para nos exortar a aplicar o mesmo tipo de disciplina e esforço – até mais – na busca pela piedade em nossa vida cotidiana. Esses são os já foram redimidos pela fé no sangue de Cristo e que aguardam a redenção dos corpos.

Portanto o exercício físico tem algum valor. Mas o que tem mais valor, o que é promissor para a vida presente e também para a futura, é o treinamento na piedade.

Como exercitamos a piedade? Bem, Paulo nos diz em 1 Timóteo 4:6: “nutrido pela mensagem da fé e pelo bom ensino que tem seguido (grifo nosso)”. Em última análise, treinamos para sermos piedosos quando nos concentrando na verdade da Palavra de Deus.

Exercitamos através da leitura devocional da Bíblia. Nós treinamos para a piedade ao estudar fielmente a Palavra de Deus pregada e ensinada na Igreja. Exercitamos quando abrimos nossas Bíblias e estudamos o homem perfeito, Jesus Cristo, para imitar sua devoção.

Não negligencie o exercício físico– Deus se preocupa com o seu corpo. Mas, muito mais importante, não descuide da formação da alma através da confiança em Cristo para a redenção da sua vida por inteiro, igualmente, estude disciplinadamente a Palavra de Deus.

Print Friendly, PDF & Email
Author a close-up of a sign

Scott Aniol | Brasil

Scott Aniol, PHD, é o vice presidente executivo e o editor chefe do ministério G3. Ele é palestrante internacional, atuando em diversas igrejas, conferencias, faculdades, e seminários. Scott já escreveu diversos livros e dezenas de artigos.

Você pode saber mais a respeito dele em www.scottaniol.com Scott e sua esposa, Becky, tem quatro filhos. Caleb, kate, Christopher e Caroline.