Como você sabe que o Espírito está operando em sua vida?

job-broke-spirit

Todo crente hoje te diz que se o Espírito Santo estiver operando em sua vida, você experimentará manifestações extraordinárias. Mas será que essa é realmente a principal forma de atuação do Espírito?

Efetivamente, a maior ação atribuída ao Espírito Santo em relação a cada cristão é a sua santificadora. No Novo Testamento, ser “cheio do Espírito” significa ser reconehcido como espiritualmente maduro e piedoso, pois somos cada vez mais submissos ao Espírito à medida que Ele nos enche da Sua Palavra.

Portanto, essa discussão tem um foco cuidadoso no que Paulo chama de “o fruto do Espírito” em Gálatas 5:22-23, os resultados do mandamento na vida do cristão são: “amor, alegria, paz , paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Na verdade, a ênfase esmagadora no NT sobre o que definirá caracteristicamente a vida de um cristão maduro e cheio do Espírito está na sobriedade, disciplina, honra e autocontrole – Paulo ordena aos crentes que “pensem sóbriamente” (Romanos 12: 3), “seja sóbrio” (1 Tessalonicenses 5:6, 8) e “tenha autocontrole” (Tito 2:12), assim como Pedro (1 Pedro 1:13, 4:7, 5:8; 2 Pedro 1:6). Em particular, ele exorta os homens mais velhos a “serem sóbrios, dignos, autocontrolados, firmes na fé, no amor e na fidelidade”, as mulheres mais velhas a “terem comportamento reverente” e as mulheres e homens mais jovens a “serem autocontrolados” (Tito 2:2-6).

Estas qualidades são o que caracterizam os crentes como “espirituais”, porque eles deixaram a Palavra de Cristo habitar ricamente neles, submetendo-se ao senhorio santificador do Espírito através da Sua Palavra, à medida que Ele traz ordem e firmeza à vida do crente. Na verdade, não caracterizaríamos esta obra santificadora do Espírito como uma “experiência extraordinária”, embora certamente seja uma obra de Deus.

Além disso, ao contrário do que esperam os cristãos evangélicos hoje em dia, as Escrituras nunca descrevem o fruto da obra do Espírito na vida de um crente com linguagem intensa, paixão, entusiasmo, alegria ou euforia. Estas são paixões desordenadas.

Pelo contrário, a santificação é o resultado da obra progressiva do Espírito para separar o crente, para colocar toda a alma do crente em harmonia com a vontade de Deus, através das disciplinas ordinárias da Sua Palavra. John Murray resume a obra do Espírito Santo na santificação: “É a iluminação eficaz e transformadora do Espírito Santo pela qual o povo de Deus alcança ‘o homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,’ (Efésios 4,13).

Ande no Espírito

Gálatas 5:16 nos diz claramente como devemos responder ao entendimento de como o Espírito Santo opera em nossa santificação: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.

Ao contrário da salvação, que é monergista, isto é, o Espírito Santo opera sozinho na regeneração das almas mortas, a santificação é sinergista, o que significa que embora a santificação nunca ocorra sem a obra ativa do Espírito Santo, nós também temos um papel a desempenhar: Nós devemos andar no Espírito.

O que significa andar no Espírito? Baseado no que vimos, a resposta é evidente. Andar no Espírito é deixar que Ele nos encha com a Sua Palavra, e por isso devemos ler a sua Palavra. Andar no Espírito é buscar as qualidades características dEle, e por isso devemos meditar nas Escrituras e nos esforçar ativamente para buscar essas obras. Andar no Espírito é permitir que Ele nos guie através de Sua Palavra, e por isso devemos meditar e memorizar as Escrituras para que, quando tomarmos decisões em nossas vidas, escolhamos aquilo que se alinha com a vontade moral de Deus registrada na Bíblia.

Andemos ativamente no Espírito para não satisfazemors os desejos da carne.

Print Friendly, PDF & Email
Author job-broke-spirit

Scott Aniol | Brasil

Scott Aniol, PHD, é o vice presidente executivo e o editor chefe do ministério G3. Ele é palestrante internacional, atuando em diversas igrejas, conferencias, faculdades, e seminários. Scott já escreveu diversos livros e dezenas de artigos.

Você pode saber mais a respeito dele em www.scottaniol.com Scott e sua esposa, Becky, tem quatro filhos. Caleb, kate, Christopher e Caroline.