Ananias, um destemido seguidor de Cristo

person standing on wooden bridge

Ocasionalmente cristãos são encontrados em perigo por simplesmente serem seguidores de Cristo. Esse perigo pode ser psicológico, legal e até físico, ou até mesmo uma combinação de tudo isso. As escrituras estão repletas de exemplos de Cristãos que enfrentam seus dias de perigo, nesta ocasião porém vamos nos concentrar em um -Ananias.

Em Atos dos ápostolos9:10-19, o Senhor Jesus comissionou Ananias para curar Saulo (Paulo) e dar-lhe instruções sobre seu novo papel como apóstolo dos gentios. Lucas registra esse momento para mostrar em parte como o evangelho se espalharia em Jerusalém, Judéia e Samaria e iria até os confins da terra (At 1:8). Paulo lembrou-se de forma calorosa do papel de Ananias cerca de 20 anos depois em Atos 22:12-16.

Embora a maior preocupação de Lucas em Atos 9-22 fosse registrar a propagação do evangelho por meio de Paulo, algumas descrições dessas duas passagens nos dizem quem era Ananias e o que ele fez ,dando-nos um exemplo para imitar hoje. Como ele, cada um de nós deve ser um destemido seguidor de Cristo.

Seu Caráter

O crescimento constante de um cristão nos prepara para provações futuras. Várias características do caráter de Ananias o ajudaram a obedecer ao Senhor sem medo.

Devoto segundo a lei (Atos 22:12)

Paulo chamou Ananias de “homem piedoso segundo a lei” (NAA), um termo usado apenas por Lucas para descrever Simeão(Lc 2:25), os peregrinos que visitavam Jerusalém no dia de pentecostes (Atos 2:5) e os homens que sepultaram Estevão(Atos 8:2). Com base em seu conhecimento no Antigo Testamento, Ananias temia a Deus e era reverente para com Ele.

Bem falado pelos judeus de Damasco (At 22:12)

Paulo também descreveu Ananias como “bem falado”, traduzido de martureÿ, geralmente traduzido como “testemunha”. Nesse contexto, porém, essa testemunha carrega a noção de aprovação, o que significa que os seus companheiros judeus lhe deram “um bom relatório” (KJV). Como Timóteo, Ananias gozava da boa reputação de ser homem piedoso entre as pessoas ao seu redor (cf. Atos 16:2).

Um discípulo (Atos 9:10)

As frase acima se deixadas separadas, podem descrever uma pessoa piedosa que ainda não conheceu pessoalmente o Senhor Jesus Cristo(cf. At 10:22). No entanto, sabemos de Atos 9:10 que Ananias era “um discípulo” que viu e conversou com o Senhor Jesus em uma visão (cf. At 9:17). Ananias ara um Cristão judeu que via Jesus como seu Messias.

Apto para servir ao Senhor

Ao ser chamado pelo nome pelo Senhor, Ananias respondeu. “Eis-me aqui, Senhor” (At 9:10).Como os homens santos da antiguidade que responderam assim- Abraão, Moisés, Samuel, e Isaías (Gn 22:1; Êx 3:4; 1Sm 3:4; Is 6:8) -Ananias estava pronto para ouvir o Senhor e humildemente obedecer as Sua vontade.

Seu conflito (Atos 9:12-14)

Em uma visão , Cristo ordenou a Ananias que fizesse algo difícil -curar a cegueira de Saulo (At 9:11-12), Ananias falou livremente com o Senhor , objetando que Saulo era um conhecido perseguidor de cristãos que tinha autoridade para prender os santos em sua cidade (Atos 9:13-14). Como Ananias poderia curar alguém que feriu tantos?

Seu compromisso (Atos 9:15-19)

O Senhor não repreendeu Ananias, mas informou-o de que Saulo levaria Seu nome perante gentios, reis e israelitas, sofrendo muito ao longo do caminho (Atos 9:15-16).Em resposta, Ananias confiou e obedeceu. Ele curou Saulo, contou-lhe sobre seu enchimento com o Espirito e também o batizou (Atos 9:17-19; 22:13, 16). O senhor cumpriu sua promessa a Saulo por meio de Ananias: Será dito a você o que deve fazer” (Atos 9:6). Ananias disse a Saulo que ele foi designado para conhecer a vontade de Deus, para ver Jesus e ouvir Sua voz, e para ser testemunha a todos do que tinha visto e ouvido (Atos 22:14-15). O Senhor disse a Ananias o que ele precisava saber, ele acreditou e agiu de acordo com a palavra de Jesus.

Nossa resposta: Destemidos Seguidores de Jesus Cristo

Esse breve levantamento desses relatos de Ananias nos leva a uma série de questões. Você é uma pessoa devota de acordo com a palavra de Deus? Você é bem falado por seus irmãos Cristãos? Você é conhecido como discípulo de Jesus Cristo? Você está pronto para servir ao Senhor, qualquer que seja a tarefa? O Seu compromisso com Cristo é sincero, obedecendo a Ele mesmo quando surgem dúvidas terrenas? Um caráter piedoso nos ajudará a manter nosso compromisso com Cristo sempre que surgir um conflito.

Paulo nos diz para “manter os olhos naqueles que andam de acordo como exemplo que você tem em nós” (Fl 2:17), um exemplo que se parecia com Cristo(cf. 1Co 4:15-16). Se tivesse oportunidade, Paulo provavelmente apontaria Ananias como um desse exemplo, Que Deus nos ajude a ser como Ananias- Um Destemido Seguidor de Jesus Cristo.

Print Friendly, PDF & Email
Author person standing on wooden bridge

David Huffstutler | Brasil

David pastoreia a Primeira Igreja Batista em Rockford, IL, e ensina como professor adjunto na Bob Jones University. David é PhD em Teologia Aplicada pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (Seminário Teológico Batista do Sudeste). Sua ênfase em liderança cristã trouxe grandes contribuições para a teologia pastoral e prática.