12 maneiras de ajudar seus filhos a ficarem quietinhos no culto

children in church

Algumas semanas atrás nossa família foi até uma de nossas conferências, a conferência nacional da vida familiar. Além dos sermões e da comunhão, um dos pontos que mais nos encoraja é ver as famílias adorando a Deus juntas. Mães, pais e avós acomodam os bebês no colo e os pequeninos colorem no livro de colorir fornecido durante as sessões de pregação para elas “anotarem” o sermão.

Os quase 1.500 participantes estão lá porque acreditam, como nós, na reunião de adoração entre gerações de família. Acreditamos tanto nisso, de fato, que meu marido Scott escreveu um livro tratando os princípios bíblicos e os passos práticos para treinar as crianças a se sentarem no culto de adoração (e também no culto familiar em casa durante a semana). Chama-se: deixai vir a mim os pequeninos. (Breve em português).

Mas isso não é tarefa fácil. As crianças menores falam alto, se inquietam e podem ser desobedientes nos momentos mais inoportunos! Então, hoje eu gostaria de oferecer algumas dicas que ajudaram nossos filhos ao longo dos anos a ficarem quietinhos na igreja. Cada criança, família e igreja é diferente, então você precisa encontrar o que te ajuda mais, mas essas atividades são silenciosamente lúdicas e geralmente permitem que as crianças ouçam, mesmo que pareça que estão fazendo outra coisa. Elas são ideais para diversas idades.

Dicas:

  1. Comidinha de feltro (prefiro comida a bonecas, animais ou veículos porque as crianças podem imitar o som deles durante a oração ou sermão.)
  2. Livros de adesivos infantis e similares para crianças que estão no Pré I e II.
  3. Livros de plástico/ pano ou livros para bebês/crianças dos tipos “Indestrutíveis” (Bebês podem puxar e mastigar, e esses livros finos cabem facilmente em um saco de fraldas.)
  4. Brinquedos “pop it” coloridos.
  5. Livros de material leve.
  6. Caneta Esferográfica 10 Cores Multifuncional Multicolorida Gel (pode não ser a melhor opção se os cliques te incomodam, mas acho que, quando usado discretamente, não é tão alto a ponto de chamar a atenção das pessoas em outros bancos; são infinitamente preferíveis a um estojo de várias canetas ou lápis coloridos)
  7. Cadernos de desenho.
  8. Livro de colorir e giz de cera triangular lavável (que não rola). Você também pode trazer lenços umedecidos para tirar possíveis manchas se levar canetas ou giz de cera, especialmente se seus bancos forem de tecido leve.
  9. Caderno de traço e desenho infantil.
  10. Fio de tricô de dedo.
  11. Apliques para laços pet papel.
  12. Lousa mágica (pegue uma com a caneta amarrada a um barbante; confie em mim)

Eu também encorajo as igrejas a fornecer papéis de anotações de sermões ou livretos voltados especificamente para crianças. Se sua igreja não os fornece, você pode encontrar diversos modelos online.

Algumas dicas adicionais

Balançar seu filho para frente e para trás ou da esquerda para a direita estimula o sistema vestibular da criança e dá a sensação de atividade sem que ela mova seu próprio corpo.

Se o papai ou a mamãe acariciar os dedos do filho (ou esfregar as costas ou braços) proporcionará tranquilidade e relaxamento para a criança agitada.

Confie, você verá melhora na capacidade de seu filho de ficar sentado durante o sermão e praticar a quietude e a concentração em casa. A leitura de livros em voz alta e o culto familiar são ótimos momentos para desenvolver essas habilidades. Mas não desanime se levar algum tempo (mesmo anos) para seu filho sentar-se durante todo o sermão. Esta é o momento oportuno, e você está executando a tarefa importante de criar adoradores de Deus.

Print Friendly, PDF & Email
Author children in church

Becky Aniol (Brasil)

Becky Aniol é esposa, dona de casa e mãe de quatro filhos de 3 a 15 anos, ela faz homeschooling com eles. Ela tem um PhD em educação cristã pelo Southwestern Baptist Theological Seminary (Seminário Teológico Batista do Sudoeste). Becky escreve e palestra em conferências sobre educação, discipulado e imaginação cristã e lidera estudos bíblicos expositivos para mulheres em sua igreja local. Seu desejo é equipar as mulheres com ferramentas para o discipulado-maternidade e crescimento pessoal à semelhança de Cristo.