O dom Apóstolico

white book page beside black click pen on brown wooden table

Deus graciosamente presenteou Sua Igreja com uma variedade de dons úteis e que fortalecem Seu povo. Ao lermos o Novo Testamento, podemos ver que Deus proveu esses dons na forma de líderes que lideram e servos que servem, o que torna cada igreja local forte e vibrante.

Os doze apóstolos ocupam um lugar significativo na história cristã, pois foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para divulgar a mensagem do reino de Deus. Jesus chamou os doze apóstolos e dotou sua Igreja de dons apostólicos específicos para cumprir Sua missão. Compreender seu trabalho e o papel que desempenharam como um presente para a Igreja primitiva é de vital importância no estudo do cristianismo.

Quem são os doze?

Os doze apóstolos foram escolhidos por Jesus dentre seu grupo maior de discípulos. Jesus escolheu a dedo esses homens específicos para se tornarem seus seguidores e líderes mais próximos. Embora todos os crentes possam ser referidos como discípulos, o termo “apóstolo” foi reservado para este grupo seleto que foi comissionado e enviado em missão especial por Cristo.

Cada apóstolo tinha personalidade e antecedente distinto, o que contribuiu para a diversidade do grupo. Eles eram Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu (Natanael), Mateus (Levi), Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão (o zelote), Judas (filho de Tiago) e Judas Iscariotes (o traidor).

Quando Jesus estava na encosta da montanha, grandes multidões o seguiam. Ele aproveitou a oportunidade para separar doze homens dentre os discípulos gerais e os chamou especificamente de apóstolos. Eles são frequentemente referidos como “os Doze” nas Escrituras, mas o termo apóstolo é de extremama importancia.

Os apóstolos receberam uma responsabílidade sagrada e foram enviados em missão para transmitir uma grande Mensagem. Eles começaram em Jerusalém e depois espalharam o Evangelho até os confins da Terra.

Na língua grega, o termo apóstolo (ἀπόστολος) era usado fora das Escrituras para se referir a navios cargueiros que seriam carregados com especiariase depois despachados de um porto para outro através de um canal fluvial onde seria finalmente descarregado e entregue. Quando Jesus emprega o termo para se referir ao seu grupo seleto de pregadores, ele está comunicando algo de significativo. Os apóstolos receberam uma responsabílidade sagrada e foram enviados em missão para transmitir uma grande Mensagem. Eles começaram em Jerusalém e depois espalharam o Evangelho até os confins da Terra.

Os dons Apostólicos

Quando Jesus chamou os doze apóstolos, concedeu-lhes poder e autoridade sobre demônios e a curar enfermos. Os dons apostólicos estavam intimamente ligados à sua missão de pregar as Boas Novas do Reino de Deus. Por intermédio dos sinais miraculosos, a autenticidade de seu apostolado e a mensagem que proclamavam seriam validadas. É importante notar que esses dons eram temporários e especificamente ligados aos apóstolos e associados durante a era da Igreja primitiva.

Deus escolheu usar milagres, maravilhas e sinais para direcionar a atenção para Seu trono Soberano e validar seus líderes escolhidos. No Êxodo, quando Moisés foi acusado de conduzir Israel para longe de faraó, o líder rebelde decidiu desobedecer à ordem de Deus. Foi por meio de uma série de sinais que serviram de pragas que Deus demonstrou a realidade de que Seu Trono e a sua superioridade ao de faraó.

Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Exodo 7.3

No Novo Testamento, temos um vislumbre de Jesus realizando milagres, maravilhas e sinais em Seu Ministério terreno. Esses sinais incluíam curar os enfermos, dar vista aos cegos, fazer os coxos andarem, surdos ouvirem, ressuscitar os mortos, expulsar demônios e repreender o vento e as ondas com Autoridade Soberana. Após a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, Pedro pregou no Pentecostes e chamou as pessoas ao arrependimento. Em seu famoso sermão, ele disse o seguinte:

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; (Atos 2.22).

Foi durante a era da Igreja primitiva que os apóstolos receberam dons apostólicos. De acordo com Atos 5:12, “Ora, muitos sinais e prodígios eram regularmente feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos”. Muitos sinais e prodígios foram feitos pelas mãos dos apóstolos (Atos 14:3; 15:12). Qual era o propósito? Sempre foi com o propósito de validar e autenticar o Messias, Sua mensagem, Seu povo e Seus apóstolos. Uma vez que Sua mensagem foi completamente registrada no final da era apostólica, os apóstolos morreram, o cânon bíblico da Escritura foi completo e os dons cessaram. Devemos estar cientes de que Satanás tentará imitar o poder de Deus com “falsos sinais e maravilhas” nos últimos dias também quando o “homem da iniqüidade” ou o “homem do pecado” que é o anticristo for levantado para enganar pessoas e direcionar as pessoas para adorá-lo (2 Tessalonicenses 2:9).

As Escrituras são suficientemente completas e servem como a Palavra autoritativa de Deus para o Seu povo. Portanto, não há mais necessidade de revelação especial ou revelação direta vinda de Deus porque Sua Palavra é final e suficiente. Isso não é verdade apenas em termos do dom apóstolico (Registrar a Escritura), mas também dos dons associados a eles (dons apostólicos), como curas, línguas e profecias. Qualquer pessoa que afirme ser um apóstolo hoje deve ser contrariada pois é um ataque direto à suficiência das Escrituras.

Qualquer pessoa que afirme ser um apóstolo hoje deve ser contrariada pois é um ataque direto à suficiência das Escrituras.

O propósito dos milagres, prodígios e sinais pelas mãos dos apóstolos sempre foi a validação e autenticação.

  • 1. Validar a Autenticidade do Messias;
  • 2. Validar a Autenticidade de Seu Apostolado;
  • 3. Validar a Autenticidade do Evangelho;
  • 4. Validar a Autenticidade da Igreja de Cristo;
  • 5. Completar o Cânon Escriturístico do Novo Testamento;

Na carta de Paulo à igreja em Corinto, ele fala sobre os sinais de um verdadeiro apóstolo. Nos dias de Paulo, a igreja era atormentada por homens que se diziam apóstolos oficiais, quando na verdade eram charlatões. Paulo escreve:

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. (2 Coríntios 12.12)

Embora Deus seja soberano e ainda possa realizar milagres como a cura de doenças, Ele o faz com base em Sua vontade soberana, ao invés de dotar homens específicos com o dom de curar enfermos ou expulsar demônios. Essa era acabou, mas Deus permanece Soberano até hoje. Devemos ter cuidado com aqueles que vêm em nome de Jesus reivindicando dons e autoridade apostólica que não são mais dados ao povo de Deus na presente era da história da redenção.

A Missão dos Apóstolos

A principal missão dos apóstolos era pregar o evangelho. Eles eram arautos da Mensagem, encarregados de anunciar a chegada do Rei e chamar as pessoas ao arrependimento. A pregação era fundamental para seu papel apostólico, eles não eram artistas ou celebridades, mas mensageiros designados por Deus. Sua pregação era caracterizada por sua autoridade, clareza e convicção. De acordo com Marcos 3:14, Jesus enviou esses apóstolos para pregar.

A palavra “pregar” (κηρύσσω) significa anunciar ou proclamar uma mensagem a um grupo em nome de uma figura de autoridade. Ele retrata o pregoeiro que saía com um forte toque de trombeta ou com um grande grito e convocava todos para se reunirem onde seria entregue uma mensagem importante. Este anúncio foi feito com autoridade (a própria autoridade do enviado) e deveria ser recebido como se o próprio rei estivesse falando ao povo.

Jesus padronizou esse estilo de pregação, enfatizando consistentemente a necessidade de arrependimento e anunciando que o reino dos céus estava chegando (Mt 3:2; 4:17). Os apóstolos seguiram seus passos, proclamando a mesma mensagem às pessoas que encontraram durante sua missão (Marcos 6:12).

Os doze apóstolos desempenharam um papel fundamental no estabelecimento do cristianismo, pois foram escolhidos e comissionados por Jesus Cristo para pregar o Evangelho de Deus. Sua autoridade e dons apostólicos os separavam como mensageiros de Deus, e sua pregação era caracterizada por sua proclamação autoritativa e chamado ao arrependimento. Compreender o chamado e a missão única dos doze apóstolos fé valioso para entender os primeiros dias do cristianismo e o trabalho fundamental que realizaram.

Embora o ofício dos apóstolos e seus dons tenham cessado com a morte do último apóstolo, seu legado continua a impactar a Igreja hoje. Seu compromisso de pregar e divulgar o Evangelho serve de exemplo para os crentes, enfatizando a importância de proclamar a mensagem do reino de Deus com autoridade, clareza e convicção. Esses homens viraram o mundo de cabeça para baixo e hoje continuamos a seguir seus passos enquanto declaramos a mesma mensagem do Evangelho de Cristo.

Print Friendly, PDF & Email
Author white book page beside black click pen on brown wooden table

Josh Buice | Brasil

Josh Buice é o fundador do Ministério G3 e serve como pastor na Pray’s Mill Baptist Church (Igreja Batista Moinho de Oração) na zona oeste de Atlanta. Ele ama teologia, pregação, história da Igreja, e é bastante compromissado com a Igreja local. Ele gosta de praticar esportes, como corrida de longas distâncias e costuma caçar nas florestas do país. Ele tem escrito sobre salvação pela Graça desde que estava no seminário e tem atingido um número relevante de leitores com o passar dos anos.