Três lições para aprender com o Dr. John MacAthur na Conferência de Pastores 2023

GCC-2

Essa semana eu tive o privilégio de ir para a Conferência de Pastores (Sheperds’) na igreja Grace Community em Sun Valley, Califórnia, onde Dr. John MacArthur serve como pastor. Como vocês devem saber, Dr. MacArthur serve como pastor nessa igreja desde Fevereiro/ 1969. Seu legado como expositor principal dos últimos quase 100 anos é inegável.

A medida que refletia sobre esta semana, algumas lições se destacaram para mim em termos do que testemunhei neste evento. Como em todas as conferências, existem oportunidades maravilhosas de comunhão, conexão ministerial e o privilégio de adorar nosso Deus com milhares de outros pastores e líderes de igrejas. No entanto, acho que testemunhamos algo especial com relação à liderança do Dr. MacArthur, bem como de outros pastores.

Firmeza na Fé

O legado de John MacArthur é marcado pela resistência. Esta última semana exemplificou bem essa característica da vida e do ministério do Dr. MacArthur. Ao chegar na terça-feira, fui a “Grace to You” para ver alguns amigos, incluindo Phil Johnson, que estava comemorando seu 40º aniversário no GTY (Ministério do MacArthur). Nós fomos informados na conferência que o Dr. MacArthur poderia não ser capaz de pregar devido a uma lesão que está causando um terrível desconforto. Após um procedimento bem-sucedido de stent no coração há alguns meses, ele estava se recuperando bem até sofrer uma queda e fraturar o pulso direito ao bater a cabeça. Todos estavam ansioso para a pregação do Dr. MacArthur na primeira sessão, porém ele não pôde subir no púlpito. Dr. Steven Lawson pregou em seu lugar.

No dia seguinte, o Dr. MacArthur entrou no prédio usando um boné e sentou-se na plataforma onde participou de uma sessão de perguntas e respostas sobre ministério e doutrina. Ele parecia determinado a subir ao púlpito no último dia. Os homens que trabalham ao lado do Dr. MacArthur sabem que ele prefere rastejar em vez de dizer que está doente. Nesse ponto, ele sinalizou que estava acertando os detalhes para chegar ao púlpito para a sessão final da conferência.

Na sexta-feira à noite, os participantes da conferência ovacionaram o Dr. MacArthur no pulpito. Depois de pedir rapidamente às pessoas que se sentassem, ele imediatamente começou a pregar com confiança e fez um sermão sobre os três capítulos finais de Zacarias. Com um grande hematoma na testa e o pulso em uma cinta, ele ficou de pé por pouco mais de 90 minutos e expôs seu sermão para os participantes da conferência. Foi sua primeira vez no púlpito desde a primeira semana de janeiro. Aos 83 anos de idade, o Dr. MacArthur exemplificou o zelo corajoso de um pastor experiente — alguém que não está interessado em entregar o jogo e desistir e desistir.

Aos 83 anos de idade, o Dr. MacArthur exemplificou o zelo corajoso de um pastor experiente — alguém que não está interessado em entregar o jogo e desistir e desistir.

Este foi um tremendo encorajamento para os pastores mais jovens na sala que nos dias que virão enfrentarão todos os tipos de provações e dificuldades no ministério. Permanecer firme na fé e no ministério do evangelho é essencial. Uma das coisas mais difíceis de fazer é pregar em meio à dor e aos períodos de desânimo. O Dr. MacArthur mostrou como passar por uma fase muito difícil – ele foi obrigado pelas circunstâncias a usar um iPad para pregar, o que qualquer um que conheça o comprometimento do Dr. MacArthur com a pregação sabe que ele criticou por anos o uso de iPads e outros dispositivos tecnológicos para ministrar.

Tom convicto

O sermão pregado pelo Dr. MacArthur foi sobre os três capítulos finais de Zacarias. Durante a introdução, ele deu uma prévia de que iria se concentrar na escatologia. A certa altura, ele declarou: “Não anuncie sua escatologia até que você tenha dominado Zacarias”. Ao longo dos anos, enquanto o Dr. MacArthur observou vários movimentos diferentes impactando o evangelicalismo, ele também testemunhou a abordagem desleixada que muitas pessoas adotaram em relação à escatologia.

Durante o sermão, o Dr. MacArthur afirmou que uma das deficiências do movimento “Reformado” é que muitos são indiferentes à escatologia.

Durante o sermão, o Dr. MacArthur afirmou que uma das deficiências do movimento “Reformado” é que muitos são indiferentes à escatologia. Na opinião do Dr. MacArthur, muitas pessoas que afirmam ser reformadas em sua teologia negligenciam completamente a escatologia. O movimento reformado mais culpado de tais pontos de vista foi o que anteriormente foi rotulado como “jovem, inquieto e reformado” (Novo Calvinismo). Este grupo era muito popular em várias denominações, incluindo a Convenção Batista do Sul. Deu origem ao Together for the Gospel (Juntos pelo Evangelho) e também alimentou a The Gospel Coalition (Coalizão pelo Evangelho). O movimento foi centrado principalmente na adoção de uma soteriologia reformada, minimizando outras áreas importantes, como adoração reformada, escatologia e outras disciplinas teológicas.

Como é tipicamente o caso de conferências, na sala de espera dos pregadores que são de todas as áreas do espectro escatológico. Em um determinado momento, o Dr. MacArthur afirmou com muita ênfase que Zacarias é o pesadelo de um amilenista. Isso não deveria ser um choque para ninguém, já que o Dr. MacArthur enfatizou suas posições escatológicas ao longo dos anos e padronizou isso em sua igreja local e também no seminário (The Master’s Seminary). De fato, em 2007 na Conferência dos Pastores, o Dr. MacArthur abriu a conferência com um sermão intitulado “Por que todo calvinista que se preze é pré-milenista”.

Independentemente de qual seja a sua posição escatologia, uma coisa que deve ser admirada sobre o Dr. MacArthur é que ele é firme e convicto. Ele rejeita a abordagem preguiçosa do “Panmilenismo”, que se recusa a debruçar-se na Escritura para formar uma posição e simplesmente afirma: “Tudo vai dar certo no final”. A pregação e o tom convictos do Dr. MacArthur devem ser admirados por todos os pastores que estavam na sala para o sermão final e eu certamente aprecio sua liderança corajosa.

Um coração de pastor

Quando o Dr. MacArthur entrou na igreja com ferimentos aparentes e um corpo debílitado, o que era claro para todos verem era seu coração de pastor. Ele ama os pastores. Ele éum pastor de pastores. Ele é um líder forte e, no entanto, tem um coração terno para os homens que labutam semanalmente no púlpito para alimentar as ovelhas de Deus.

Você podia ouvir o coração do pastor se abrir enquanto ele fornecia respostas com sabedoria durante a sessão de perguntas e respostas. Você podia sentir seu desejo de ajudar os homens a entender sua escatologia enquanto articulava sobre Zacarias. Se algo ficou óbvio nesta conferência, é que o Dr. John MacArthur ama os pastores e deseja terminar seu ministério continuando a investir nos homens encarregados de liderar, alimentar e proteger as ovelhas de Deus.

Todo mundo que sabe algo sobre o ministério de MacArthur sabe que ele é fortemente comprometido com a verdade. Ele não permite que seus relacionamentos com as pessoas ditem seu nível de compromisso com a verdade.

Todos que sabemalgo sobre o ministério de MacArthur sabem que ele é fortemente comprometido com a verdade. Ele não permite que seus relacionamentos com as pessoas ditem seu nível de compromisso com a verdade. Uma das coisas que o Dr. MacArthur demonstrou nesta conferência é o desejo de seu coração de que os homens tenham uma doutrina correta e evitem o erro (2 Tm 2:15). Essa é a marca de um verdadeiro pastor.

Sou grato pelo ministério de John MacArthur e por seu investimento em minha vida. Que o Senhor continue a encorajá-lo durante esta fase ministerial e a usá-lo enquanto ele busca permanecer firme, inabalável, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que no Senhor seu trabalho não é em vão (1 Coríntios 15: 58).

Print Friendly, PDF & Email
Author GCC-2

Josh Buice | Brasil

Josh Buice é o fundador do Ministério G3 e serve como pastor na Pray’s Mill Baptist Church (Igreja Batista Moinho de Oração) na zona oeste de Atlanta. Ele ama teologia, pregação, história da Igreja, e é bastante compromissado com a Igreja local. Ele gosta de praticar esportes, como corrida de longas distâncias e costuma caçar nas florestas do país. Ele tem escrito sobre salvação pela Graça desde que estava no seminário e tem atingido um número relevante de leitores com o passar dos anos.