O Púlpito Deficiente de Bethel e Hillsong: A Crescente Influência do Movimento Carismático Moderno

people raising their hands during night time

Em outubro de 2013, uma conferência com o nome de ”Fogo Estranho” foi realizada no campus da Grace Community Church em Sun Valley, Califórnia. Esse evento aterrissou como um grande veio com tudo sobre as maiores influências do movimento carismático. Inúmeros testemunhos de antigos ex-carismáticos e pentecostais foram decisivos para que muitos abrissem os olhos.

Hoje, a influência do movimento carismático não diminuiu. De muitas maneiras, cresceu para se tornar mais forte e mais aceitável em todo o evangelicalismo – mesmo entre alguns dos círculos mais conservadores. Por esta razão, nós vamos fazer uma conferência cessaionista em Outubro, vamos expor o falso ensino de tais práticas em nossos dias e apontar para a obra positiva do Espírito Santo entre o seu povo.

As influências do movimento carismático são a Hillsong e Bethel – duas marcas mundiais que influenciam multidões através de sua música que pode ser ouvida diariamente nas principais estações de rádio cristãs em todo o mundo.

A Hillsong Music opera a partir da Hillsong Church que é uma mega igreja fundada por Brian e Bobbie Houston na Austrália com aproximadamente 100 locais diferentes e mais de 150 mil membros. Hillsong é uma marca renomada por seu louvor contemporâneo profundamente influente em todo o mundo. Suas músicas refletem temas de: devoção pessoal, renovação espiritual e encontros pessoais com Deus baseados em experiências emocionais, que eles alegam, serem guiadas pelo Espírito Santo.

A Bethel Music, uma marca que funciona fora da Bethel Church, uma mega igreja liderada por Bill Johnson em Redding, Califórnia, que se orgulha de ter mais de 10 mil frequentadores, várias escolas e um orçamento de 60 milhões de dólares.1 Hillsong e Bethel são construídas sobre um fundamento carismático e a sua influência é grosseiramente subestimada.

Embora possamos apontar a perversão da adoração que acontece através da influência da Hillsong e Bethel, não devemos nos esquecer que a sua influência através da música é construída sobre o seu ministério de ensino. Eles têm um púlpito deficiente com uma teologia horrível e uma falsa doutrina que está entrelaçada em todas as suas ofertas ministeriais – incluindo a sua música. Quando o púlpito é abandonado, assim também é a igreja.

Transferência de Unção

Cada ministério da igreja local está conectado com a pregação e o ensino da igreja. Em 2012, um livro intitulado A Física do Céu foi publicado por Ellyn Davis e Judy Franklin. No livro, Bill Johnson falou sobre recuperar unções de santos mortos que se foram antes de nós. Como podem imaginar, isso causou um grande rebuliço. Bill Johnson escreve o seguinte:

Há unções, mantos, revelações e mistérios que não foram reivindicados, literalmente foram deixados, porque a geração que andou com eles, nunca os passou adiante. Acredito que é possível para nós recuperarmos reinos de unção, reinos de visão, reinos de Deus que foram abandonados por décadas, simplesmente por escolher reivindicá-los e perpetuá-los para as futuras gerações.2

A ideia que mantos não reivindicados e unções podem ser recebidos porque foram deixados abandonados por muitos anos é mais do que bizarro. Ainda assim, quando criticado por tais práticas, Bill Johnson negou o rótulo de ”transferência de unção” (às vezes referido como transferência geracional) alegando que era apenas uma forma de honrar aqueles que nos precederam. Entretanto, naquele mesmo vídeo, Dann Farrelly, o co-apresentador do episódio do podcast que atua como Reitor da Escola de Ministério Sobrenatural da Bethel (EMSB) disse o seguinte:

Às vezes… o Senhor ”atinge alguém”… mas é 10% Deus e 90% a pessoa. Isso é 10% mais de Deus do que nunca. Então você está nessa jornada com a comunidade, recebendo retorno uns dos outros, caminhando essas jornadas arriscadas.

Assim, na Escola de Ministério, um dos nossos líderes teve um encontro profundo com o Senhor no túmulo de um antigo líder da Igreja. Então ele volta e dá um testemunho sobre isso, e por conta da fome de nossos alunos, eles são como lobos esfomeados. ‘Você está brincando, o Senhor vai encontrá-lo num túmulo?’

Então eu me lembro disso quando o Reitor estava assistindo: ‘O quê? Mas eu tive que aprender ao longo do tempo que se eu tentar matar algo precocemente, perderíamos as coisas boas e, novamente, coisas estranhas acontecem, mas quando eu mato tudo, nosso povo, nossos alunos param de se arriscar.
3 (Ele quis dizer que receber transferência de unção de quem já morreu, é correr riscos, é caminhar com Deus, por mais estanho que possa parecer).

Esse é um exemplo do ensino deficiente que vêm do púlpito e das práticas da Bethel de Bill Johnson. É por isso que você pode encontrar alunos da Bethel viajando para ”receber” unções e mantos de líderes carismáticos mortos – em alguns casos, deitando-se em seus túmulos e abraçando suas lápides para pedir uma unção especial do Espírito.

Posições Carismáticas

A Hillsong incorpora práticas de adoração carismática, como adoração extravagante, declarações proféticas e uma expectativa de encontrar o Espírito Santo durante os cultos. Em seu site, a Hillsong explica o que eles acreditam, e uma declaração deixa claro que eles abraçam uma posição de saúde plena, bem estar e prosperidade. Seu site explica as suas crenças doutrinárias ao declarar:

Acreditamos que Deus quer nos curar e nos transformar para que possamos viver bem e abençoado, a fim de ajudar outros de forma mais eficaz.

Mais uma vez, esse é um indicativo de sua doutrina carismática que sustenta suas práticas, evidenciadas na maneira como se aproximam de Deus na adoração. É a vontade de Deus curar a todos? Ele está impedido de curar a todos? Por que Paulo ensinou algo contrário a isso, ao experimentar um espinho na carne em 2 Coríntios 12? O ensino da saúde plena, bem estar e prosperidade é problemático e engana multidões de pessoas ao redor do mundo.

O ensino da saúde, bem estar e prosperidade é problemático e engana multidões de pessoas ao redor do mundo.

Bethel é conhecida por sua ênfase na ”teologia do reino” que muitas vezes inclui a crença de que os Cristãos podem inaugurar o reino de Deus na Terra através de sinais, maravilhas e autoridade espiritual. Em seu site, eles afirmam o seguinte sobre suas crenças:

Cremos e vivemos a oração: ”venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no céu.” Portanto, fazemos parceria com o Rei de maneiras naturais e sobrenaturais para estabelecer o reinado de misericórdia, justiça e retidão até que Ele venha.

Como crentes, estamos todos no ministério em tempo integral à medida que Deus avança seu reino em todas as áreas da sociedade. Nosso trabalho e esforços dentro e fora da igreja são atos sagrados e valiosos de adoração a Deus.4

Eles ensinam aos seus membros que estão fazendo parceria com Deus de maneiras sobrenaturais para fazer avançar o seu reino em todas as áreas da sociedade. Isso é visto como um ato de adoração a Deus. Além disso, o seu mover sobrenatural inclui a profecia moderna. Eles explicam o que acreditam:

Profecia não é uma comunicação unidirecional. Envolve duas pessoas que ouvem de Deus: uma que dá a palavra profética e a que a recebe. Através do Espírito Santo, as Escrituras e a nossa comunidade, julgamos a exatidão e o espírito das palavras que damos e recebemos. Agarrando-nos ao que é bom, e deixando de lado o que pe ruim.5

As práticas do movimento carismático difamam o ministério e a obra do Espírito Santo e negam a suficiência da palavra de Deus. John MacArthur disse uma vez: ”O Espírito Santo é o mais esquecido, o mais deturpado, o mais desonrado, o mais entristecido, o mais abusado, e eu poderia até dizer, o mais blasfemado dos membros da Trindade.”6 Esta afirmação não é apenas verdadeira, continua a ser uma prática horrível até hoje.

O movimento carismático moderno publicamente nega a suficiência das Escrituras através de declarações ”proféticas” modernas e línguas falsas ao afirmar ser dons de revelação atuais do Espírito Santo. A Palavra de Deus é insuficiente?

O movimento carismático moderno publicamente nega a suficiência das Escrituras através de declarações ”proféticas” modernas e línguas falsas ao afirmar ser dons de revelação atuais do Espírito Santo. A Palavra de Deus é insuficiente? Precisamos de mais profecias? Precisamos de mais Apóstolos hoje para comunicar mais verdades? O cânon bíblico está encerrado ou devemos esperar adições à Bíblia em nossos dias? Essas e outras questões serão abordadas em nossa conferência em Outubro.

A título de conclusão, permitam-me ser claro, os ministérios de Hillsong e Bethel são liderados por lobos e devem ser evitados. Não é que eu simplesmente me oponho ao estilo deles. Oponho-me às suas organizações de falsas filosofias de ensino e ministério que são construídos sobre o fundamento da falsa doutrina. Eles são falsos mestres que vendem falsas doutrinas em nome de Jesus. Cuidado. Fiquem atentos.

Entretanto, nem todas as pessoas que abraçam a teologia carismática são lobos. É por isso que, em outubro, estamos sediando uma conferência sobre esse assunto, a fim de trazer luz e clareza a esta questão importante. Reserve um momento para assistir ao trailer abaixo e se inscreva para se juntar a nós neste importante evento.

Print Friendly, PDF & Email
Author people raising their hands during night time

Josh Buice | Brasil

Josh Buice é o fundador do Ministério G3 e serve como pastor na Pray’s Mill Baptist Church (Igreja Batista Moinho de Oração) na zona oeste de Atlanta. Ele ama teologia, pregação, história da Igreja, e é bastante compromissado com a Igreja local. Ele gosta de praticar esportes, como corrida de longas distâncias e costuma caçar nas florestas do país. Ele tem escrito sobre salvação pela Graça desde que estava no seminário e tem atingido um número relevante de leitores com o passar dos anos.