O Canto que faz Discipúlos

Hymnal-Church-Worship

Deus ordena que ensinemos e admoestemos uns aos outros através de salmos, hinos e cânticos espirituais, não é algo opcional, adicional ou desconectado da nossa missão de fazer discípulos. Não, como fica claro no contexto mais amplo de Colossenses 3, Deus nos ordena a cantar, porque cantar é essencial para o discipulado.

Com base nisso, vamos considerar algumas aplicações diretas para sua casa e sua igreja.

1. Cante o Quanto Puder.

Cantar não é opcional. Você não pode simplesmente dizer, bem, cantar não é minha praia. Não, Deus nos mandou cantar porque é essencial para o nosso discipulado.

Então cante o máximo que puder. Em sua casa, cante antes e depois das refeições, enfatize o canto nos momentos de culto familiar, cante antes de dormir, cante no carro. Cante, cante, cante. Nossas igrejas deveriam entoar mais cânticos congregacionais.

Exerça discernimento nas letras que cantar. Certifique-se de que o que você está cantando cumpra os objetivos de fazer discípulos maduros como os mencionados em Colossenses 3 e nas Escrituras.

Quando você discernir o que melhor ajudará no discipulado de sua família ou de sua igreja, então cante! Cantar deveria ser algo normal e frequente em nossos lares e igrejas.

Você pode dizer: ‘mas eu não sei cantar’. Não cresci em família de músicos e não sei fazer isso.

Observe à próxima aplicação:

Cantar não é opcional. Você não pode simplesmente dizer, bem, cantar não é minha praia. Não, Deus nos mandou cantar porque é essencial para o nosso discipulado.

2. Aprenda a Cantar e Ensine Seus Filhos.

Cantar é uma habilidade, mas é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender quando se esforça um pouco.

O que você diria se incentivasse um cristão a ler fielmente sua Bíblia e ele dissesse: “Bem, eu não sei ler. Não nasci em um lar de pessoas alfabetizadas, então simplesmente não sei ler.” O que você diria? Tudo bem. Bem, se você não sabe ler, ainda assim, vamos lhe dar uma oportunidade de ler a Bíblia.

Não! Diríamos: “Irmão, isso é realmente uma pena. Sinto muito por você. Então, agora você precisa aprender a ler. Deus ordenou que você lesse Sua Palavra, então você precisa fazer o que for preciso para ter as habilidades necessárias e obedecer à ordem de Deus para alimentar sua alma.”

O mesmo se aplica ao canto. Não ter crescido em um lar de músicos não é desculpa para desobedecer ao mandamento do Senhor. Se você não sabe cantar, faça o que for preciso para aprender as habilidades necessárias para obedecer à ordem de Deus e discipular sua alma. Encontre um cristão que cante bem e peça ajuda. Existem todos os tipos de recursos hoje para ajudá-lo a cantar. Qualquer um pode aprender a cantar, basta se esforçar como se faz com qualquer outra habilidade.

E não cometa o mesmo erro com seus próprios filhos.

Você consegue imaginar um pai que dissesse: “Ensinarei meus filhos a ler se eles demonstrarem afinidade com isso”? Então, por que fazemos o mesmo com o canto? Deus ordenou aos seus discípulos que lessem a Palavra, e Deus ordenou aos seus discípulos que cantassem a Palavra. Pais, certifiquem-se de que seus filhos aprendam música. Leve-os para aulas de piano. Inscreva-os em um bom coral infantil. Crie seus filhos para serem cantores.

3. Consiga um Bom Hinário.

Eu não não canso de repetir. Certamente existem benefícios em cantar letras projetadas na parede e eu não estou dizendo que é errado.

Mas cantar com projeção não pode substituir os benefícios de um bom hinário. Grande parte do analfabetismo musical que assola a igreja hoje se deve ao declínio dos hinários, onde é possível ver a partitura musical junto com a letra.

Você pode dizer: ‘mas não consigo ler a partitura musical’. Bem, acabamos de falar sobre isso! Usar um hinário pode ajudá-lo a aprender a ler música também. Nunca ensinei meus filhos a cantar harmonia. Eles aprenderam naturalmente porque cantávamos o tempo todo hinários com música impressa e aprenderam a acompanhar as notas da página.

Não existe música mais simples do que um hino. Você pode aprender a cantar, pode aprender a ler a partitura musical e ficará cada vez mais habilidoso.

Usar hinários na igreja também torna o canto mais comunitário, porque você tem que ler junto com a pessoa ao seu lado, incentivando a harmonia amorosa enquanto cantam juntos. Você pode apontar as palavras e notas com seus filhos pequenos. Nosso caçula praticamente aprendeu a ler acompanhando as palavras do nosso hinário.

Além disso, você não pode levar a projeção para casa! Você precisa de uma coleção de bons hinários em casa para toda a família para que possam cantar juntos.

E deixe-me encorajá-lo a conseguir um bom hinário que tenha músicas que atendam a todos os requisitos mencionados e que incluam salmos. Eu sugio o Salmos (Hinário Congregacional) se você precisar de um bom Saltério-Hinário. Ademais, temos gravações de acompanhamentos de piano para cada salmo e hino em nosso aplicativo G3+ (Disponível somente em inglês) para que você também possa ter acompanhamentomúsical quando cantar em casa.

Não existe música mais simples do que um hino. Você pode aprender a cantar, pode aprender a ler a partitura musical e ficará cada vez mais habilidoso.

4. Cante a Plenos Pulmões.

 Vinde, cantemos ao Senhor!

Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação! (Sm 95.1).

Nas instruções para cantar de John Wesley, escritas em 1761, ele disse: “Cante vigorosamente e com ousadia”.

Infelizmente, temos sido tão influenciados em nossas igrejas hoje pelo canto da música pop, que é baixa para a voz e sem expressão – o exato oposto de vigor e ousadia. Os cristãos de hoje foram ensinados pela cultura pop que, o correto é fechar os olhos, franzir a testa, mexer as pernas um pouco e entonar de forma levemente sensual.

Não cante assim. Não foi assim que Deus nos criou para cantar. Esta forma de cantar vem da sensualidade da música pop, é um tipo de canto que tem origem nas paixões da carne, não um amor robusto pela verdade de Deus. A cultura mundana está atacando a igreja e a família, a música mundana enfraqueceu o canto congregacional.

Cante em voz alta a Deus nossa força. Cante com vontade!

E deixe-me dizer algo para os que lideram o canto: vocês têm que reger e liderar para motivar o canto robusto e sincero. Infelizmente, a música pop e o analfabetismo musical também influenciaram a maneira como muitos conduzem o louvor.

Se você tocar e liderar com entusiasmo, ajudará as pessoas a cantar com ousadia.

Cante em voz alta a Deus nossa força. Cante com vontade!

5. Homem, Lidere o Canto em Sua Casa e Comunidade!

Os homens simplesmente não cantam em nossa cultura. Cantar é considerado um exercício feminino. E na verdade, a maior parte do canto hoje na cultura pop é muito feminino. A maioria dos cantores pop modernos canta de uma forma muito feminina, o que afetou até mesmo os homens que lideram o canto nas igrejas, e muitos homens simplesmente não sabem o que é cantar de uma forma viril. Os meninos crescem pensando que cantar é para meninas.

É hora de mudar isso.

Cantar bem é algo másculo. Prova A: Davi, o doce salmista de Israel e Rei Guerreiro de Israel. Garanto que Davi não voltou do massacre dos filisteus e depois cantou louvores ao Senhor de uma maneira sensual e efeminada.

Os homens, como em qualquer outro empreendimento espiritual, devem liderar no canto. Esforce-se para aprender a ler partituras, esforce-se para aprender a cantar bem, tenha discernimento nas músicas que você escolhe para sua família ou igreja cantar, e então simplesmente cante. Estamos vivenciando um avivamento encorajador em nossa igreja de homens que estão se responsabilizando em aprender a cantar. Eles estão vindo até mim e Matt Sikes e nos pedindo ajuda. É disso que precisamos em nossas igrejas.

Entendar, cante com força. Cante para que seus meninos nunca pensem que isso é algo feminino. Cante com robustez. Não cante canções efeminadas da música pop. Cante como homem. Cante a plenos pulmões, ressonante e com o diafragma. Cante como um guerreiro. Cante como homem.

Pais, um dos impactos mais significativos, marcantes e duradouros é cantar regularmente com seus filhos.

Pais, um dos impactos mais significativos, marcantes e duradouros é cantar regularmente com seus filhos.

Conclusão

Recupere a cultura robusta de canto para fazer discípulos nos lares e igrejas. Cante para encher o coração dos nossos filhos com a Palavra de Cristo. Cante para edificar seus corações com um afeto maduro por Cristo e acalme suas paixões carnais. Cante para colocar seus afetos nas coisas do alto onde Cristo está sentado à direita de Deus.

Ouça o que Basílio de Ceesarea disse no século IV sobre cantar salmos. Não posso deixar de pensar que ele tinha em mente os mandamentos do discipulado em Colossenses 3 quando escreveu isto:

O salmo é a tranquilidade da alma, o árbitro da paz, restringindo a desordem e a turbulência dos pensamentos, pois suaviza a paixão da alma e modera a sua indisciplina. Um salmo forma amizades, une os divididos, faz a mediação entre os inimigos. Pois quem ainda pode considerá-lo um inimigo à quem ele enviou uma voz a Deus? Para que o canto dos salmos traga o amor, o maior dos bens, inventando a harmonia como um vínculo de união e unindo o povo na sinfonia de um único coro.

Cantar é importante porque Deus ordenou. E Deus nos ordenou que cantássemos, porque cantar é essencial para o discipulado.

Print Friendly, PDF & Email
Author Hymnal-Church-Worship

Scott Aniol | Brasil

Scott Aniol, PHD, é o vice presidente executivo e o editor chefe do ministério G3. Ele é palestrante internacional, atuando em diversas igrejas, conferencias, faculdades, e seminários. Scott já escreveu diversos livros e dezenas de artigos.

Você pode saber mais a respeito dele em www.scottaniol.com Scott e sua esposa, Becky, tem quatro filhos. Caleb, kate, Christopher e Caroline.