Iluminação – não acho que isso significa o que você acha que significa

white book page on black textile

Estou convencido de que uma teologia carismática do Espírito Santo infectou a maior parte do evangelicalismo de maneiras que muitas vezes não reconhecemos. Carl FH Henry estava certo quando observou: “A abertura moderna às ênfases carismáticas é diretamente rastreável à negligência das principais denominações cristãs de uma doutrina adequada do Espírito Santo”.

Essa influência pode ser vista de várias maneiras, mas uma que eu gostaria de focar aqui é com nossa compreensão e uso do termo iluminação. Muitas vezes ouvimos orações como: “Senhor, por favor, ilumine sua Palavra para que possamos entender o que ela diz”, ou outra linguagem semelhante. Intencionalmente ou não, muitos crentes parecem esperar que o Espírito nos ajude a entender o que as escrituras significam ou que ele vai “falar” conosco de maneiras específicas pelas quais a Palavra se aplica às nossas situações pessoais.Nenhum destes é o que a doutrina bíblica da iluminação significa.

Ensino Bíblico sobre Iluminação

O termo iluminação não aparece nas Escrituras; antes, descreve uma coleção de conceitos envolvendo a obra do Espírito em relação à sua Palavra na vida do crente.

1 Coríntios 1:18–2:16

Um dos textos-chave é 1 Coríntios 1:18–2:16. Nesta passagem, Paulo descreve o fato de que “a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18). Embora o conceito de iluminação ou esclarecimento não apareça realmente nesta passagem, ele ensina claramente que uma diferença fundamental entre crentes e incrédulos é o fato de que os incrédulos simplesmente não reconhecem a veracidade, beleza e autoridade da Palavra de Deus (especificamente o evangelho), enquanto um crente é aquele que veio a reconhecer a Escritura como tal, não por causa de qualquer persuasão humana, mas simplesmente por meio do “Espírito e do poder” (2:4).

2 Coríntios 4:1–6

2 Coríntios 4 faz uma afirmação semelhante, desta vez usando uma linguagem explícita de “iluminação”. O evangelho está “velado para os que perecem” (2 Coríntios 4:3), argumenta Paulo. Os crentes aceitam e se submetem ao evangelho somente porque Deus iluminou seus corações:

Pois Deus, que disse: “Das trevas brilhe a luz”, resplandeceu em nossos corações para iluminar o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. 2 Co 4:6

Isso é iluminação – uma obra do Espírito de Deus sobre um crente, pela qual ele reconhece a beleza e a glória do evangelho e, portanto, voluntariamente se submete a ele.

É importante aqui reconhecer que este conceito de iluminação acontece no momento da conversão e é sempre verdadeiro para os cristãos. Uma vez que nossos corações estejam iluminados, sempre reconheceremos e aceitaremos a Palavra de Deus como verdadeira e autorizada para nós. Um crente iluminado não duvida ou rejeita a Palavra de Deus.

1 Coríntios 2:10–16

Outro texto frequentemente citado em discussões sobre a iluminação do Espírito é 1 Coríntios 2:10-16.

10essas coisas Deus nos revelou através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, até as profundezas de Deus. 11 Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, exceto o espírito dessa pessoa, que está nele? Assim também ninguém compreende os pensamentos de Deus, exceto o Espírito de Deus. 12 Ora, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que compreendamos as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus. 13 E nós transmitimos isso com palavras não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para aqueles que são espirituais.

Dois pontos são importantes para reconhecer neste texto: Primeiro, o “nos” e “nós” nos versículos 10-13 são os apóstolos e outros autores das Escrituras. Charles Hodge observa: “Toda a conexão mostra que o apóstolo está falando de revelação e inspiração; e, portanto, devemos significar nós apóstolos (ou o próprio Paulo), e não nós cristãos.Esses homens certamente receberam revelação direta do Espírito de Deus na medida em que tudo o que escreveram pode ser considerado “inspirado” por Deus (2 Tm 3:16; 2 Pedro 20-21). Mas devemos lembrar que tal inspiração foi única. O Espírito revelou de maneira única as verdades das Escrituras a esses homens, e essas verdades estão agora registradas nos 66 livros canônicos das Escrituras. O Espírito não nos “revela” a verdade da mesma maneira. Esses versículos descrevem inspiração, não iluminação.

É importante lembrar disso em qualquer discussão sobre iluminação: a principal maneira pela qual o Espírito nos traz a Palavra de Deus não é a iluminação, mas o Espírito de Deus já nos trouxe a Palavra de Deus de forma perfeita e suficiente por meio da inspiração.

No entanto, em segundo lugar, os versículos 14–16 tocam no que podemos descrever como iluminação do Espírito.

14A pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura, e ele não pode entendê-las porque elas são discernidas espiritualmente. 15 A pessoa espiritual julga todas as coisas, mas não deve ser julgada por ninguém. 16 “Pois quem entendeu a mente do Senhor para instruí-lo?” Mas nós temos a mente de Cristo.

A frase-chave é “não aceita as coisas do Espírito de Deus”. Quando o homem natural lê as Escrituras, ele não as aceita como a revelação autorizada de Deus. Em vez disso, ele vê isso como tolice. Ele não entende seu significado espiritual.

Por outro lado, a pessoa espiritual reconhece a Palavra de Deus pelo que ela é e, portanto, submete-se a ela. Esses versículos não falam de entendimento intelectual, mas de entendimento espiritual. Se quisermos usar o termo iluminação para descrever o que está acontecendo nesses versículos, ele se refere à obra do Espírito para fazer com que os crentes reconheçam o significado e a autoridade da Palavra escrita de Deus. Além disso, esse ato do Espírito não é algo que necessariamente acontece em pontos separados do tempo enquanto lemos a Palavra; antes, é algo que vem como resultado do novo nascimento – o Espírito nos dá uma nova vida e ilumina nossos corações para reconhecer o significado de sua Palavra.

Em outras palavras, 1 Coríntios 2 se refere a dois atos do Espírito: inspiração, pela qual os autores das Escrituras escreveram as próprias palavras de Deus, e iluminação, pela qual os crentes são capacitados a reconhecer o significado espiritual da Palavra de Deus.

Efésios 1:17–22

Um texto que se refere mais especificamente ao que podemos chamar de iluminação é Efésios 1:17-22. Aqui Paulo usa especificamente a frase “tendo os olhos do seu coração iluminados” (v. 18). E qual é o resultado de tal iluminação? Como em 1 Coríntios 2, o resultado dessa iluminação é que o crente reconhece o valor e a autoridade da verdade da revelação de Deus. Nenhuma nova revelação é transmitida; em vez disso, a iluminação faz com que os crentes aceitem a Palavra de Deus pelo que ela é – a revelação suficiente e autorizada de Deus.

Filipenses 3:15, Colossenses 1:9

Em Filipenses 3:15, Paulo diz aos crentes: “se em alguma coisa vocês pensam de outra forma, Deus revelará isso também a vocês”. Aqui, também, “revelar” se refere não a um novo conhecimento, mas a um tipo de maturidade espiritual que corretamente se submete e se apropria da revelação escrita de Deus. Da mesma forma, em Colossenses 1:9, Paulo ora para que os crentes “sejam cheios do conhecimento de sua vontade em toda a sabedoria e entendimento espiritual”. Novamente, isso não se refere à nova revelação ou mesmo à compreensão intelectual, mas sim ao reconhecimento espiritual do significado da Palavra de Deus na vida do crente e à capacidade de se apropriar corretamente da Palavra de Deus.

O que a iluminação não significa

Se vamos usar o termo extrabíblico iluminação, devemos basear nossa compreensão e uso desse conceito em uma interpretação adequada desses textos das Escrituras. Mas primeiro, vamos considerar o que a iluminação não significa com base nesses textos.

O Espírito não dá novo significado

Primeiro, como vimos, esses textos não descrevem o Espírito Santo dando aos crentes uma nova revelação ou mesmo um novo significado de um texto bíblico. Como Henry argumenta: “O Espírito ilumina a verdade, não revelando algum conteúdo místico interior oculto por trás da revelação. . ., mas focando na verdade da revelação como ela é. O Espírito ilumina e interpreta repetindo o sentido gramatical das Escrituras; ao fazê-lo, ele de forma alguma altera ou expande a verdade da revelação”.

 A linha inferior é que a Escritura é suficiente. O Espírito revelou as coisas de Deus a homens específicos que escreveram as Palavras da Escritura (1 Coríntios 1:10). O significado da Escritura está no texto, e é suficiente e autoritário. Nossa responsabilidade é simplesmente aplicar a Palavra suficiente em nossas vidas.

O Espírito não dá entendimento

Mas a iluminação também não significa que recebemos uma nova compreensão do texto. Em outras palavras, a iluminação não elimina a necessidade de estudo diligente para entender as Escrituras – ela não nos dá entendimento no sentido intelectual. Ainda devemos trabalhar para compreender o significado das Escrituras. Como Paulo diz a Timóteo, devemos trabalhar diligentemente para que possamos “[manejar] bem a Palavra da verdade” (2 Tm 2:15).

O que significa iluminação

À medida que definimos com mais clareza o que exatamente significa iluminação, é importante esclarecer que é incorreto dizer que o Espírito Santo ilumina as Escrituras; antes, o Espírito Santo ilumina a mente e o coração dos crentes. A iluminação não torna as Escrituras claras; em vez disso, a iluminação ilumina um cristão regenerado para reconhecer a verdade, autoridade e significado do que já está claro, mas está velado para aqueles que estão perecendo.

O Espírito nos faz reconhecer as Escrituras como a revelação de Deus

Quando um incrédulo lê as Escrituras, ele pode entender tudo o que está lendo, mas ele simplesmente não reconhece o que está lendo como sendo as próprias palavras de Deus.

Um crente iluminado, no entanto, simplesmente reconhece que o que está lendo nas Escrituras é de Deus. Como Rolland McCune argumenta, “a iluminação remove a hostilidade inata do homem em relação a Deus e às Escrituras e confere certeza intuitiva de que as Escrituras são de Deus e, portanto, são verdadeiras e autorizadas”.

Nesse sentido, realmente não existe um crente que não tenha sido iluminado; a iluminação da mente e do coração que remove qualquer dúvida quanto à verdade da Palavra escrita de Deus ocorre no momento em que o Espírito regenera um novo crente. JI Packer observa que a iluminação abre “mentes pecaminosamente fechadas para que recebam evidências às quais antes eram impermeáveis. . .. É o testemunho do Espírito. . . que autentica o cânon para nós”.

O Espírito nos faz reconhecer a veracidade da revelação de Deus

Segundo um benefício fundamental da iluminação do Espírito é que quando um crente lê a Bíblia, ele reconhece a veracidade do que está lendo. Um cristão iluminado pelo Espírito não duvida que o que Deus escreveu é a verdade, embora ele possa ter que trabalhar para entender intelectualmente o significado do que está lendo.

Quando um crente iluminado lê que Deus criou os céus e a terra, ele simplesmente aceita isso como verdade. Quando ele lê que ele é um pecador que precisa de perdão que só é possível através da morte substitutiva e ressurreição vitoriosa do Deus-homem, Jesus Cristo, ele simplesmente aceita isso como verdade.

O Espírito nos faz reconhecer a beleza da revelação de Deus

Terceiro, um crente iluminado reconhece não apenas a veracidade do que está lendo nas Escrituras, mas também apreende sua beleza. Calvino argumenta: “A mente do homem pode se tornar espiritualmente sábia apenas na medida em que Deus a ilumina. . .. O caminho para o reino de Deus está aberto apenas para aquele cuja mente foi renovada pela iluminação do Espírito Santo”. Um crente iluminado encontra valor e valor no que está lendo, porque é a própria Palavra de Deus. Ele se deleita na Palavra de Deus (Sl 1:2); ele ama a Palavra de Deus (Sl 119:97).

Mais uma vez, como Calvino parece sugerir, a iluminação ocorre principalmente na conversão, não como ocorrências distintas posteriores: “Cristo, quando ele nos ilumina na fé pelo poder do Espírito, ao mesmo tempo nos enxerta em seu corpo e tornamos participantes de todo bem.” A partir do momento em que nossos corações são iluminados na conversão, reconhecemos a veracidade e a beleza das Escrituras e, portanto, nos deleitamos nela.

O Espírito nos faz reconhecer a autoridade da revelação de Deus

Quarto, a iluminação nos leva a reconhecer que o que estamos lendo na Palavra de Deus tem autoridade para nós. Já que nossos corações iluminados reconhecem a Bíblia como a revelação de Deus que é verdadeira e bela, sabemos que ela tem autoridade sobre nós. Estas não são simplesmente palavras abstratas de Deus, são palavras que devemos obedecer.

O Espírito nos faz reconhecer o significado da revelação de Deus

Quinto, a iluminação não nos revela o significado de um texto bíblico, mas nos leva a reconhecer o significado das Escrituras para nossas vidas. Calvino observa que “pela iluminação interior do Espírito ele faz com que a Palavra pregada habite nos corações [dos crentes]”. Porque um crente iluminado reconhece a veracidade e a beleza da Palavra, ele também reconhece o quão importante é que ele intencionalmente aplique a Palavra à sua vida.

No entanto, as maneiras específicas pelas quais devemos aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas não serão de alguma forma “reveladas” a nós, por meio de revelação direta, uma “voz mansa e delicada” ou algum entendimento impróprio de iluminação. Já fomos iluminados, e essa iluminação continua; devemos agora trabalhar arduamente para discernir as maneiras pelas quais nossas vidas precisam mudar como resultado da suficiente Palavra de Deus.

Como Paulo orou em Colossenses 1:9, devemos orar por “sabedoria e entendimento espiritual”, isto é, a habilidade dada por Deus para aplicar corretamente a Palavra de Deus em nossas vidas. E ele nos dará essa sabedoria. Mas a sabedoria espiritual significa que seremos capazes de aplicar corretamente a Palavra, não significa que o Espírito irá aplicá-la por nós. O Espírito nos dá sabedoria, ele não nos dá novas revelações.

Como diz 1 Coríntios 2:14, pelo Espírito os crentes são habilitados a “aceitar as coisas do Espírito de Deus”.

O Espírito nos leva a submeter nossas vidas à revelação de Deus

Finalmente, um crente iluminado se submeterá voluntariamente à revelação autorizada de Deus. Este é o resultado natural de tudo o que veio antes. Os crentes reconhecem que a Bíblia é a revelação verdadeira, bela, autorizada e significativa de Deus, e como nossos corações foram iluminados, queremos obedecê-la.

Isso não quer dizer que obedeceremos perfeitamente ou que não lutaremos com o pecado. Mas o mesmo Espírito que iluminou nossos corações na conversão também nos convence do pecado e, no final do dia, todos os verdadeiros crentes se tornarão progressivamente mais e mais santificados à medida que se submeterem à autoridade das Escrituras.

Rumo a uma definição bíblica de iluminação

Em suma, poderíamos definir iluminação como “aquela atividade especial do Espírito Santo pela qual o homem pode reconhecer que o que a Escritura ensina é verdade, e pode aceitar e apropriar-se de seu ensino”. McCune é útil aqui:

Em suma, a iluminação faz três coisas: fornece (1) uma certeza intuitiva de que as Escrituras vieram de Deus e são verdadeiras e autorizadas; (2) a remoção da hostilidade para com as Escrituras causada pela depravação; e (3) uma capacidade contínua de compreender o significado das Escrituras”.

Perigos de uma compreensão antibíblica da iluminação

Por que é importante que entendamos e usemos o conceito de iluminação corretamente? Se tivermos uma compreensão antibíblica da iluminação, se presumirmos que o Espírito vai falar conosco de alguma forma fora de sua Palavra, dando-nos nova revelação, significado ou compreensão das Escrituras, isso levará aos seguintes perigos:

Vamos subordinar o papel das Escrituras ao que esperamos que seja a obra do Espírito à parte das Escrituras

Primeiro, se esperamos que o Espírito faça algo à parte da Escritura, inevitavelmente subordinaremos a própria Escritura a uma experiência subjetiva. Podemos dizer que acreditamos que as Escrituras são suficientes, mas no final das contas vamos ignorar a Palavra objetiva, sempre buscando experiências subjetivas, sentimentos, “vozes interiores” ou impressões que supomos ser a obra iluminadora do Espírito.

Da mesma forma, também nos sentiremos frustrados quando não experimentarmos algum tipo de sentimento que supomos ser a iluminação do Espírito. Vamos nos perguntar por que ele não está “falando” conosco.

Em vez disso, devemos reconhecer que ele já falou conosco por meio de sua Palavra suficiente- não devemos esperar nenhuma revelação adicional. Devemos simplesmente orar para que ele nos dê sabedoria para nos apropriarmos de sua Palavra e então aplicarmos ativamente e nos submetermos ao que ele já falou.

Não faremos o trabalho necessário para entender e apropriar-nos das Escrituras

Segundo, quando nos deparamos com uma passagem difícil das Escrituras, em vez de estudar diligentemente e buscar os mestres que Deus deu à sua igreja, ficaremos frustrados. Por que o Espírito não está me ajudando a entender este texto?

Até mesmo Pedro reconheceu que algumas passagens das Escrituras são “difíceis de entender” (2 Pe 3:16). O Espírito não vai de alguma forma torná-los menos difíceis, mas ele nos dará tanto amor pelas Escrituras que queremos ser ensinados e nos envolver em nosso próprio estudo diligente para que possamos entender. Por meio da iluminação, o Espírito já removeu o que é o impedimento mais significativo ao entendimento espiritual – um coração velado pela depravação.

Louvado seja Deus pela obra sobrenatural de iluminação do seu Espírito em nossos corações. Sem ela, não seríamos capazes de aceitar as coisas do Espírito de Deus, não as reconheceríamos como a revelação verdadeira e autorizada de Deus que elas são, e não nos submeteríamos voluntariamente a elas. Mas porque no momento de nossa conversão, nossos corações foram iluminados para as verdades de Deus, aceitamos sua Palavra escrita como revelação de Deus, e trabalhamos diligentemente para aplicar as verdades inerentes a ela, pois “é Deus quem opera em nós, tanto o querer quanto o efetuar para a sua boa vontade” (Fp 2:13).

Print Friendly, PDF & Email
Author white book page on black textile

Scott Aniol | Brasil

Scott Aniol, PHD, é o vice presidente executivo e o editor chefe do ministério G3. Ele é palestrante internacional, atuando em diversas igrejas, conferencias, faculdades, e seminários. Scott já escreveu diversos livros e dezenas de artigos.

Você pode saber mais a respeito dele em www.scottaniol.com Scott e sua esposa, Becky, tem quatro filhos. Caleb, kate, Christopher e Caroline.