Esconder-se e Mostrar-se

Paulo Junior

Social-Justice-Divide-Bible

Veio a ele a palavra do Senhor, a Elias dizendo: Esconde-te (…) Depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, dizendo: apresenta-te (…) 1Reis 17.2-3 – 1Reis 18.1

Deus anuncia através do profeta Elias a vinda de uma terrível peste, uma terrível seca que iria assolar o mundo. A seca causaria fome, mortes de animais e de pessoas, até um colapso financeiro sem precedentes! Nesse período de intensa crise, Deus ordena que Elias se esconda! Se isole por um tempo, afim de se proteger da peste. Elias encontra um lugar de refúgio, entre as cavernas de Querite, onde têm à disposição água e comida, de modo que a praga não o alcança. Depois de um longo período, a seca termina e a peste cessa. É então que Deus ordena a Elias que que retorne ao seu posto, veja: “Depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, dizendo: Vai, apresenta-te (1Reis 18.1). Elias obedece e vai até o Rei Acabe.

Caros irmãos, o isolamento de Elias, provocado pela peste, foi assaz benéfico para sua alma. Enquanto a praga assolava o mundo, trazendo males sem precedentes, Deus estava trabalhando no coração de Elias. Ele estava transformando seu caráter. Elias estava contemplando a fragilidade, vulnerabilidade e brevidade da vida. Ele estava conhecendo que Deus é quem ordena e faz cessar a praga. Que é Deus quem está no controle de tudo! Elias estava sendo santificado, como o metal quando passa pelo fogo! O Senhor o estava ensinado a ser mais dependente Dele.

Até que chegou um dia em que a peste cessou. A chuva caiu novamente e as coisas foram voltando ao normal. Nessa hora Elias foi ordenado a voltar. Porém, agora de fato, estava preparado! Mais maduro, mais sensível e quebrantado. Com uma fé dilatada e com uma mente iluminada, estava pronto a continuar a jornada.

Semelhantemente ao que ocorreu com Elias, esse é um tempo de refúgio para o povo de Deus. É tempo de se esconder, em razão da grande pandemia que estamos experimentando. Por essa razão é sábio agora sermos discretos, prudentes e fugirmos da peste. Não enfrentá-la fisicamente, e sim, nos esconder! Mas em tudo isso, não estaremos desperdiçando o tempo, nem contemplando algo que só traz consigo males sem fim. Nesse isolamento todo, Deus está a realizar uma estupenda obra em seus filhos. Enquanto o terror se espalha por nossa nação; enquanto o mundo todo assiste à passagem dos 4 cavaleiros do Apocalipse, a igreja “escondida” está sendo talhada pelas mãos do divino artesão!

Irmãos, caminhamos para a última hora! O mundo se encontra em um caos. Está claro que o homem e as grandes inteligências mundiais não estão com a resposta. Confusos, batem cabeça, e correm de um lado para outro sem encontrar soluções satisfatórias para os grandes dilemas da vida. Entretanto, não ficaremos escondidos por muito tempo. Depois de passada a praga, ouviremos Deus dizer: “Agora, mostra-te”.

Então, nos mostraremos amadurecidos e treinados pelos longos períodos de sofrimento, com os dons aperfeiçoados e a fé afiada. Tendo sidos purificados pelo intenso fogo das provações, estaremos prontos para a batalha! Nessa hora, o mundo ouvirá a voz de Deus através da nossa boca, como trombeta, ressoando as nações, proclamando o retorno glorioso de Jesus. Ao mesmo tempo saberão que a única solução para o mal do homem, é o glorioso Evangelho de Cristo. Não se assuste, o momento é de se esconder, mas já está chegado a hora de se mostrar. Deus seja louvado!

Print Friendly, PDF & Email
Author Social-Justice-Divide-Bible

Paulo Junior

Pastor Fundador Igreja Aliança do Calvário

Paulo Junior é pastor, escritor e conferencista. É pastor titular da Igreja Aliança do Calvário, localizada em Franca, estado de São Paulo.  É fundador e presidente da Sociedade Missionária Defesa do Evangelho, que tem como objetivo dar suporte a missões no Brasil, África e Europa, editar e publicar livros, cursos e material online.