Bem-aventurança em um mundo perverso

Scott Aniol

opened bible book on grey surface

Já na primeira palavra do Salmo 1 encontramos qual é o objetivo de toda a coleção de Salmos: bem-aventurança.

Curiosamente, a instrução sobre como ser abençoado no primeiro salmo começa com três pontos negativos: não ande no conselho dos ímpios, não se detenha no caminho dos pecadores e não se assente na roda dos escarnecedores. Em outras palavras, se você escolher seguir o caminho dos justos, rapidamente encontrará oposição. Assim como Adão e Eva experimentaram depois que Deus lhes prometeu bênção se eles se submetessem ao seu governo, você encontrará tentadores que o aconselham a seguir o outro caminho, cuja concepção de bem-aventurança envolve rebelar-se contra o governo de Deus. Logo nos primeiros versículos introdutórios, o Salmo 1 está estabelecendo um contraste entre duas abordagens diferentes para buscar uma vida abundante.

De fato, esse contraste entre o justo e o ímpio é um quadro estrutural que continua por todo o Saltério, porque é uma realidade que sempre existirá ao longo da história da humanidade: houve e sempre haverá entre a Queda e o Vinda de Cristo dois grupos de pessoas: os justos e os ímpios. Eles estão aqui neste Salmo, eles estão no Salmo 2 – se você prestar atenção enquanto lê qualquer salmo, os ímpios estão lá. Apenas a raiz básica da palavra hebraica para “ímpio” aparece noventa vezes nos salmos, e isso nem inclui outros sinônimos como pecadores, escarnecedores, inimigos, traidores, ímpios, etc. Na verdade, pouco menos de trinta salmos não mencionam esse tipo de pessoa.

Os ímpios estão em toda parte, estão prosperando, e o Livro dos Salmos está estruturado para retratar isso porque é uma realidade inevitável para aqueles que desejam buscar o tipo de verdadeira bem-aventurança que Deus prometeu em Gênesis 1:28. E, portanto, não devemos nos surpreender quando pessoas más fazem coisas más ao nosso redor – elas estão aqui desde Caim e estarão aqui até o fim. Muitas vezes tentamos evitar essa realidade; tentamos escapar dele, ignorá-lo. Fingimos que os ímpios não estão aqui. Nós tendemos a pular aquelas passagens sobre os ímpios nos salmos; talvez assumamos que esses são apenas os inimigos de Davi e não têm relevância para nós hoje. Isso é o que Isaac Watts essencialmente fez; quando parafraseava os salmos, Watts normalmente encobria qualquer referência aos ímpios como se não tivessem realmente nenhuma relevância para os cristãos de hoje.

Mas esse foco no ímpio é deliberado. O Saltério está estruturado para que, à medida que você progrida no Livro, você nunca se livre dessas pessoas.

Bem-aventurança no meio da maldade

Veja, muitos cristãos têm a imagem errada quando leem o Salmo 1. Eles pensam que se apenas escolherem o caminho justo, então tudo estará tranquilo, sem problemas ou adversidades. Muitas vezes entendemos a bem-aventurança como estar livre de qualquer dificuldade ou oposição. Mas o saltério está aqui para nos mostrar como essa árvore abençoada realmente se parece e qual é verdadeiramente a natureza do crescimento.

Mas não apenas reconhecemos a realidade da maldade ao nosso redor e seguimos em frente. O Livro está estruturado dessa forma para que saibamos ser abençoados em meio a essa realidade. Deus não quer que fujamos da realidade ou ignoremos a realidade; ele quer que sejamos abençoados através dessa realidade. Ele quer que o louvemos, não porque ele nos levará para uma bolha completamente separada dos ímpios, mas por causa do que ele fará por nós enquanto vivemos bem ali no meio deles.

De fato, a prosperidade prometida para aqueles que escolhem a justiça não é uma prosperidade fácil; não é prosperidade separada da maldade e adversidade e sofrimento, é prosperidade através da dificuldade, no meio da adversidade, em contraste lado a lado com a impiedade. É uma árvore plantada à beira de um rio, mas uma árvore atacada por insetos e sufocada por cipós e infectada por doenças – e apesar de tudo isso, ainda está florescendo. Nosso Pastor prepara uma mesa diante de nós na presença de nossos inimigos, e é lá que ele restaura nossa alma.

Formando nossa concepção de bem-aventurança

Aqui está outra importante realidade que é desenvolvida através dos salmos: a diferença entre um justo e um ímpio não é que um justo queira prosperar e um ímpio não; todas as pessoas querem prosperar. A diferença fundamental entre os dois, como explicam os versículos 1 e 2, é nossa concepção de como será a bem-aventurança e, em particular, o que forma essa concepção. O versículo 1 descreve isso como um caminho – algo que percorremos que molda nossa jornada – observe “não anda . . ..” Ou o versículo retrata isso como uma espécie de conselho – conselho que molda sua concepção. Todas essas são imagens de influências que moldam a vida de uma pessoa, que moldam sua concepção do que significa ser próspero.

O Salmo 1:1 diz que a vida de uma pessoa justa não será moldada pela maneira como os ímpios alcançam a prosperidade. O versículo não fala apenas sobre evitar influências abertamente pecaminosas, como não dar ouvidos a pessoas que dizem que assassinato é aceitável. A realidade é que o conselho ímpio nem sempre parece ser mau. O caminho dos pecadores, especialmente se o caminho deles é próspero, nem sempre parece pecaminoso. Às vezes parece bem-aventurança. Às vezes parece poder, riqueza, influência, fama e fortuna. A maldade, mesmo nos salmos, nem sempre é apresentada como uma espécie de mal notório, como assassinato ou adultério. Os salmos usam essa linguagem para descrever qualquer um que não se submete a Deus e vive como se ele estivesse no controle. A própria natureza da maldade, e a própria natureza do conselho perverso, é que os perversos concebem a bem-aventurança e a prosperidade como uma vida à parte de qualquer reconhecimento de Deus. Sua própria imagem do que significa florescer é a prosperidade à parte de Deus.

Em outras palavras, o contraste nos salmos não é necessariamente entre você, uma pessoa justa que busca uma vida abençoada no Senhor, em contraste com os criminosos violentos, saqueando cidades e assassinando civis inocentes. Não, o contraste é entre você e seu vizinho que é um bom cidadão, cria seus filhos para serem gentis e prestativos e está vivendo uma vida muito boa longe de Deus. Realmente, qual conselho é mais tentador para você – o conselho de desordeiros violentos que dizem: “Ei, venha conosco e incendeie as coisas e prejudique as pessoas”, ou o conselho de um vizinho que diz: “Não seria bom apenas dormir no domingo de manhã e ter um dia relaxante no lago? Quem precisa de Deus? Eu sou bem sucedido, sou próspero, estou vivendo bem sem Deus. Junte-se a mim.”

Uma pessoa justa não seguirá esse tipo de conselho, e uma pessoa justa não permitirá que sua vida – seu caminho – seja moldado e formado por esse caminho, essa imagem de uma vida boa, essa imagem de uma vida próspera sem submissão a Deus e obediência a Deus.

Refugie-se no Senhor

Bem-aventurado o homem, diz-nos o Salmo 1, cuja imaginação é moldada pelo deleite na palavra de Deus em vez do conselho perverso. E considere a frase final do Salmo 2. Isso é colocado aqui intencionalmente pelos editores do Saltério para formar um suporte de livro com o Salmo 1:1: “Bem-aventurados todos os que nele confiam”.

Aqui está uma verdade fundamental que você encontrará repetidamente no Livro dos Salmos: refugie-se nele. Se você imaginar Deus corretamente, gerado dentro de você por sua Palavra, então você voará para ele em busca de refúgio, você o verá como a fonte da verdadeira bem-aventurança e como aquele que fornecerá segurança, conforto e proteção no meio de um mundo perverso.

Você quer saber que esperança há em um mundo sombrio e perverso? Refugie-se nele. Como podemos louvar a Deus quando estamos sendo atacados por inimigos de fora e nossa própria carne pecaminosa por dentro? Refugie-se nele. Você quer ter uma vida verdadeiramente abundante? Refugie-se nele.

Print Friendly, PDF & Email
Author opened bible book on grey surface

Scott Aniol

Executive Vice President and Editor-in-Chief G3 Ministries

Scott Aniol, PhD, is Executive Vice President and Editor-in-Chief of G3 Ministries. In addition to his role with G3, Scott is Professor of Pastoral Theology at Grace Bible Theological Seminary in Conway, Arkansas. He lectures around the world in churches, conferences, colleges, and seminaries, and he has authored several books and dozens of articles. You can find more, including publications and speaking itinerary, at www.scottaniol.com. Scott and his wife, Becky, have four children: Caleb, Kate, Christopher, and Caroline. You can listen to his podcast here.