Aconselhamento: Bíblico vs. Secular

two men talking

Poucas questões chamam mais atenção nos dias modernos do que a questão dos pastores versus conselheiros seculares. É preciso apenas um único tweet sugerindo que os pastores são realmente equipados para aconselhar os crentes para acender um fogo em todo o mundo das redes sociais.

Antes que você possa piscar, as acusações vêm defendendo o mundo secular do aconselhamento e demonstrando pouca compreensão do papel do pastor. No entanto, há uma questão genuína misturada: o pastor está preparado para aconselhar as pessoas? A resposta curta é sim. Isso faz parte da descrição do trabalho do pastor. O pastor é dito de que ele deve “pastorear o rebanho de Deus que há entre vós” (1 Pedro 5:2), e Paulo diz a Timóteo para “pregar a palavra, instar, quer seja oportuno, quer não, corrigir, repreender, exortar com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:2).

Corrigir, repreender e exortar com longanimidade e doutrina soa muito como aconselhar as pessoas na piedade, não é? É difícil não se ater a isso se alguém parar para considerar o que está envolvido nas instruções de Paulo a Timóteo. Mas, é claro, surge a pergunta de por que isso é tão confuso, já que a Escritura é clara.

Acredito que muita confusão vem do uso moderno do termo “doença mental”, e é aí que entramos em apuros. A suposição imediata de muitos é que se a palavra “doença mental” for usada ela deve estar fora do domínio do pastor. A ironia é que o aconselhamento secular não tem nada a ver com cirurgias, verdadeiras necessidades médicas ou mesmo medicamentos prescritos.

Só para constar, não estou falando da necessidade de verdadeiros cuidados médicos. Se alguém tem diabetes, uma perna quebrada ou mesmo uma dor de cabeça, por favor, consulte o médico ou tome a medicação apropriada. Mas estamos falando de aconselhamento, dando direção e orientação para lidar com as dificuldades da vida.

Parte da questão é que a acusação de “os pastores não estão preparados para lidar com problemas de saúde mental” é uma acusação multifacetada enraizada em última instância na ignorância bíblica, uma cosmovisão ruim, ignorância do campo e, finalmente, idolatria.

Ignorância Bíblica

Menciono que a ignorância bíblica é parte do problema porque a Bíblia é suficiente e, em sua suficiência, aborda todas as questões centrais que exigiriam aconselhamento. Além disso, o pastor é, por definição, um conselheiro. Ele traz a Palavra de Deus para todos os aspectos da vida cristã: como devemos agir, pensar e falar. O pastor aconselha do púlpito à sala de aula e até às sessões individuais.

Menciono que a ignorância bíblica é parte do problema porque a Bíblia é suficiente e, em sua suficiência, aborda todas as questões centrais que exigiriam aconselhamento. Além disso, o pastor é, por definição, um conselheiro. Ele traz a Palavra de Deus para todos os aspectos da vida cristã: como devemos agir, pensar e falar. O pastor aconselha do púlpito à sala de aula e até às sessões individuais.

Por exemplo, Filipenses 4:6–7 diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Este versículo nos dá uma ordem e o remédio para a ansiedade. Primeiro, somos instruídos a não ficar ansiosos. Então, somos ditos que, em vez disso, devemos desenvolver uma postura de oração e gratidão, e o resultado é que a dependência do Senhor e um coração de gratidão farão com que a paz de Deus guarde nossos corações e mentes. “Ansiedade” não é uma doença mental; é uma mentalidade contrária à das Escrituras e requer a renovação da mente por meio da obediência às Escrituras e da confiança em Deus.

Cosmovisão Ruim

A insistência no aconselhamento secular é uma cosmovisão ruim porque, em última análise, vê o mundo secular, ímpio e que odeia a Deus como sendo muito mais compreensivo da condição humana do que Deus, Aquele que criou o homem. Também assume que um sistema que (a) é totalmente baseado na pressuposição de que Deus nem mesmo existe ou (b) odeia Deus, removendo intencionalmente a “espiritualidade” do homem, está de alguma forma mais enraizado na “verdade” de como o homem opera do que a Escritura, que nasce de Deus, a própria Fonte da verdade. Em essência, a cosmovisão do aconselhamento moderno é que o homem é maior ou igual a Deus.

Por exemplo, Alfred Adler referiu-se à religião como “ficção”. Sigmund Freud, em seu livro New Introductory Lectures on Psychoanalysis (Novas Conferências Introdutórias Sobre Psicanálise), escreveu que “a religião é uma ilusão e deriva sua força da prontidão para se ajustar aos nossos impulsos instintivos de desejo”. Carl Jung acreditava que Deus nada mais era do que um aspecto da psique humana, e B. F. Skinner diz: “Não acredito em Deus, então não tenho medo de morrer”.

A realidade é que esses homens são a base para o aconselhamento secular, e a pergunta que precisa ser feita é: “Por que algum cristão rejeita a Palavra de Deus em favor do conselho daqueles que odeiam a Deus?”

Ignorância da Área

A maioria das pessoas parece acreditar que o aconselhamento/psiquiatria é um sistema fixo e comprovado com conhecimento absoluto de como tratar várias doenças mentais que são tão diagnosticáveis quanto o câncer. Isso é errôneo, deixando de reconhecer que essa área da “medicina” ainda é experimental (ou seja, “vamos tentar este remédio; se não funcionar, vamos tentar aquele medicamento”, ad infinitum).


Além disso, a maioria não consegue perceber que o objetivo do aconselhamento secular nunca é encontrar a raiz do problema, mas apenas tratar o sintoma. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais é sobre sintomas, não causas. As pessoas também fecham os olhos para os vários horrores dos efeitos colaterais dos medicamentos: vícios, danos permanentes a longo prazo e dependência, para citar alguns. Em vez de ajudar, muitos medicamentos simplesmente diminuem a função cerebral, ao que muitos comemoram: “Você está curado”. Mas o salmista não buscou uma mistura para entorpecer a mente. Em vez disso, ele reconheceu que “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).

No aconselhamento secular, a ignorância talvez seja ainda pior porque também deve envolver uma decisão consciente de abandonar a lógica e a razão. Por que você aceitaria o conselho de um sistema que odeia a Deus e é baseado em opinião, enraizado em observações que rejeitam a natureza espiritual do ser humano sobre a Palavra de Deus, enraizado e fundamentado na verdade absoluta daquele que criou o homem?

Deveria ser uma grande bandeira vermelha para o cristão considerar ir a alguém que acredita que Deus não existe, não há moral e não há verdades absolutas com o pedido: “Você pode me dar a verdade sobre como resolver meu problema?”

O crente deve primeiro ir até aqueles que o pastoreiam a partir do mais alto conselho, o conselho de Deus. É para isso que os pastores são treinados; este é o seu papel ordenado por Deus. Deus nunca pretendeu que os ímpios pastoreassem Seu povo. Considere o tipo de pessoa que o mundo secular pode oferecer. Na melhor das hipóteses, os conselheiros seculares são definidos em Efésios, capítulo dois, como alguém que está “morto em seus delitos e pecados”. Continua dizendo que aqueles sem Cristo estão vivendo de acordo com as concupiscências da carne e os desejos da carne e dos pensamentos, seguindo o príncipe da potestade do ar, e que eles são por natureza filhos da ira (Efésios 2:1–3). É a isso que os cristãos se submetem quando vão ao aconselhamento secular.

Se isso não bastasse, em Efésios 4:17–19 lemos: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza”.

O aconselhamento da Palavra de Deus é o aconselhamento da luz, enquanto o aconselhamento do mundo é, necessariamente, o aconselhamento nascido de mentes obscurecidas. Não deveria haver opção para o cristão – corra para a luz.

Idolatria

Menciono a idolatria por vários motivos. Uma delas é que os medicamentos se tornaram um ídolo ao qual muitos se curvam como a “solução” suprema, em vez de lidar com questões da vida real, abordando hábitos e modos de pensar pecaminosos e buscando a sabedoria de Deus. Em vez de adorar a Deus em busca de Seu conselho, nossa era fez um bezerro de ouro da medicação.

É claro que muitos “problemas mentais” vêm do pecado, embora não todos (considere Jó), e em vez de lidar com a necessidade de arrependimento, tornou-se mais fácil tomar uma pílula e efetivamente permanecer seu próprio “deus”.

Não apenas medicamentos ou soluções rápidas se tornaram ídolos, mas sentimentos também se tornaram ídolos. Muitas pessoas acreditam que nunca devem sentir remorso, tristeza, sofrimento, etc. O “cristianismo Joel Osteen” é a mentalidade desejada: saudável, rico, próspero – sempre sorrindo. Os sentimentos guiam nossa cultura atual. Não é preciso ouvir muito antes de ouvir algo como “se for bom para você, faça”.


Como cristãos, não devemos ser governados por nossos sentimentos, mas pela verdade. Uma maneira pela qual a idolatria dos sentimentos ocorre é quando tentamos simplesmente eliminar as emoções difíceis que, de outra forma, nos levariam a Cristo e demonstrariam nossa dependência Dele. Jó não ignorou sua dor e tristeza, mas adorou a Deus através dela. Com relação à tristeza, Charles Spurgeon escreve: “Eu preferiria ser santo do que feliz se as duas coisas pudessem ser separadas. Se fosse possível para um homem sempre sofrer e ainda assim ser puro; Eu escolheria a tristeza se pudesse ganhar a pureza, pois ser livre do poder do pecado, ser levado a amar a santidade, é a verdadeira felicidade”.

Em conclusão, somos informados de que haverá dificuldades, problemas e provações neste mundo. Jesus diz aos discípulos em João 16:33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

O objetivo da vida cristã nunca deve ser o caminho mais fácil, nem o cristão deve olhar para o mundo em busca de orientação e aconselhamento. Em vez disso, devemos olhar para Cristo e estar satisfeitos e contentes em todas as coisas. Ele é nosso grande conselheiro e nos deu um livro pelo qual podemos ver corretamente a Deus, a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. Ele deu pastores à igreja, e eles são o plano de Deus para aconselhar Seu povo na vida e na piedade.


Portanto, para os cristãos que precisam de aconselhamento, a Bíblia deve ser o primeiro recurso, não o último, e eles devem buscar os pastores da igreja em vez dos ímpios do mundo.

Print Friendly, PDF & Email
Author

NATHANIEL JOLLY (Brasil)

Pastor Reformed Baptist em Homer

Nathaniel é o pastor e plantador da igreja Homer Reformed Baptist em Homer (Igreja Batista Reformada em Homer-Alaska). Ele e sua esposa se mudaram para o Alasca em 2020 para iniciar um trabalho de plantação de igrejas. Ele é o apresentador do podcast Truth Be Known (que a verdade seja conhecida), está atualmente matriculado no programa D. Min. para pregação expositiva no The Master's Seminary (seminário dos Mestres) e está labutando para obter a certificação ACBC. ( Associação de Conselheiros Bíblicos).