A Oração Pela Manhã

Paulo Junior

silhouette of kneeling man

Comece o dia com uma oração matinal, logo ao ama­nhecer. Aprendi algo muito valioso com um puritano an­tigo, que dizia: “Ao acordar pela manhã, a primeira pessoa que você deve ‘ver’ e conversar é o Senhor. Não fale com ninguém primeiro, sem antes ter falado com Deus”.

Que privilégio saber que não necessito de nenhum me­diador humano, ou ritos de sacrifícios para ir diretamente ao Pai, que me “ouvirá em secreto e publicamente me re­compensará” (Mateus 6.6). Que alegria saber que minhas palavras não serão lançadas ao ar, nem serão desprezadas, pelo contrário, elas serão “o contentamento de Deus” (Pro­vérbios 15.8).

Da mesma forma que Deus é a primeira pessoa com quem você deve falar, Ele também deve ser o primeiro a quem você precisa ouvir. Muitas vozes disputarão seus ou­vidos logo de manhã: as notícias nos jornais, mensagens e ligações no celular, os membros da sua família e, é claro, ele, Satanás, que vai concorrer com todos os demais, para te derrotar antes mesmo de iniciar o dia, sussurrando men­tiras e tentações em seu ouvido. Por essa razão fale, e seja ministrado por Deus, logo ao despertar. Faça isso em ora­ção, querido leitor.

Não saia de casa, não comece seu dia, não vá para o trabalho ou escola sem antes ter um momento a sós com Deus em oração. Não enfrente o mundo, as adversidades e as tentações da carne sem os cuidados do Senhor. Você deve reservar um tempo para orar ao amanhecer. Inicie o dia com um período de oração, mesmo que seja curto, caso o tempo e as circunstâncias não permitam algo mais pro­longado.

Logo que aprendi esse tão rico princípio, comparti­lhei-o com minha esposa. Eu disse a ela: “Querida, a pri­meira pessoa que você deve falar no dia é Deus”. E ela levou isso a sério. Hoje ela desperta antes de mim, se retira da cama primeiro do que eu e vai orar! Ela disse: “Quero fa­lar com Deus no início do dia, antes mesmo de falar com meu próprio marido!”. Desde esse episódio, tenho visto o testemunho da minha esposa, praticamente todos os dias, observando tal devoção. Isso tem sido muito relevante na vida dela. Por isso escrevo essas poucas linhas com o pro­pósito de honrá-la. Te amo querida!

Caríssimo irmão, comece a disciplinar sua vida com a prática da oração matutina. Talvez você pense: “Tenho tanta coisa para fazer. Sou um homem ou mulher tão ata­refado. Não tenho tempo para orar. Já acordo com a agen­da cheia de compromissos!”. Falando sobre isso, Martinho Lutero (1483-1546) disse: “Hoje tenho tantas tarefas, tan­ta coisa para fazer, que se não gastar um bom tempo com Deus em oração não conseguirei realizar nenhuma delas”. Lutero acreditava que o tempo gasto em oração não era um desperdício. Pelo contrário, o dia renderia muito mais.

Na verdade, quanto maior e mais importante for o trabalho, quanto mais apertada for sua agenda, maior será sua necessidade de oração, rogando a Deus Sua benção so­bre o próprio trabalho; doutro modo, não pense você que terá sucesso em realizá-los sem a benção divina. Você com­preenderá que por mais que lute e se esforce, nada prospe­rará sem a benção do Senhor, como escreveu o salmista: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127.1).

Amado leitor, mesmo que seja curto o período de ora­ção – pois sei de nossas condições atuais – não deixe de orar. Iniciar o dia recebendo aquele óleo fresco da graça, aquela visitação poderosa da parte de Deus, não tem preço. Sentir o frescor da presença divina, o consolo do Espírito Santo, as direções e segurança necessárias, antes mesmo de sair de casa, é de valor imensurável. Esteja certo de que haverá grande progresso espiritual e relevante impacto na sua vida, se observada tal prática.

Para ler a continuação deste texto, adquira o livro: Como Passar o Dia com Deus, de Paulo Junior, em nossa livraria: www.livrariadefesadoevangelho.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Author silhouette of kneeling man

Paulo Junior

Pastor Fundador Igreja Aliança do Calvário

Paulo Junior é pastor, escritor e conferencista. É pastor titular da Igreja Aliança do Calvário, localizada em Franca, estado de São Paulo.  É fundador e presidente da Sociedade Missionária Defesa do Evangelho, que tem como objetivo dar suporte a missões no Brasil, África e Europa, editar e publicar livros, cursos e material online.