A necessidade de priorizar a Igreja local

Church-Pew

Você da prioridade ao ajuntamento, culto de adoração e comunhão da igreja local? Se você não prioriza, isso pode ser um indicador de que você não anda bem espiritualmente. A falta de compromisso com sua igreja local pode ser um indicativo de orgulho, preguiça, relaxo e uma recusa em se submeter ao discipulado bíblico adequado e prestação de contas. Uma vez que Jesus deu sua vida pela igreja, sabemos o que Deus pensa sobre ela. Portanto, devemos priorizar a reunião regular e a comunidade fraterna da igreja local.

Identificando os problemas

Durante o aumento da controvérsia da COVID-19, o ajuntamento regular foi comprometido devido aos exageros governamentais e o medo dos membros de igreja. Para deixar claro, muitos cristãos cederam ao medo de doenças, enfermidades e morte, o que os levou a sacrificar seu compromisso com a igreja local em busca de segurança. Em resumo, sua busca por segurança os levou a um grande perigo espiritual. Uma obsessão com o bem-estar resultará em declínio espiritual se uma pessoa for levada a acreditar que o bem-estar físico exige a negligência intencional da igreja local. Este é um problema sério que deve ser abordado.

Uma obsessão com o bem-estar resultará em declínio espiritual se uma pessoa for levada a acreditar que o bem-estar físico exige a negligência intencional da igreja local. Este é um problema sério que deve ser abordado

Em alguns casos, não é o medo de ficar doente que detém o comprometimento adequado com a igreja local, é na verdade o orgulho. Alguns cristãos professos acreditam que eles são fortes o suficiente, espirituais o suficiente, ou vivem de uma maneira especial onde não existe a necessidade da igreja local. Eles percorrem a vida priorizando negócios, política, e outros tipos de compromissos que trazem pouca ênfase na igreja local. Esse é um erro grave que trará consequências eternas.

Em ambos os casos, tanto de medo, como de orgulho, o cristão professo desenvolve uma opinião elevada a respeito de sua condição espiritual  que resulta em uma negligência para com a  igreja local e os meios ordinários de graça. Isso resultará em um declínio espiritual que não terminará bem.

Ao invés de honrar a Deus, a pessoa aprisionada pelo medo de ficar doente negligencia os claros mandamentos de se ajuntar a igreja local por conta de  seu desejo de buscar a saúde física em detrimento de zelar pela sua saúde espiritual. A pessoa enganada pelo orgulho carece de autoconsciência em um nível espiritual, resultando em um maior compromisso com outras áreas da vida, enquanto negligencia a assembleia corporativa da igreja local e a reunião de adoração dos santos.

Por que nos devemos priorizar a igreja local?

Nós fomos chamados para priorizar a igreja local. Não existe categoria bíblica para um cristão fiel que negligencia ou permanece desconectado da igreja local. De fato, as Escrituras apontam para a realidade de que essas pessoas naufragaram da fé e que não devem ser recebidas como cristãos. Considere as palavras de João, o Apóstolo em I João.

1 João 2:18,19 – Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.

Não existe categoria bíblica para um cristão fiel que negligencia ou permanece desconectado da igreja local.

Em toda a Escritura, nós percebemos a responsabilidade dos membros da igreja para uns com os outros. Em Hebreus 10.24-25, a Bíblia aponta para a responsabilidade de “encorajarmos” uns aos outros ao amor e boas obras. Isso é praticamente impossível quando a reunião da igreja local é negligenciada. Os dons de um cristão solitário são inoperantes na vida da igreja quando a igreja local não é uma prioridade. Isso prejudica tanto o cristão individual quanto a igreja local como um todo, porque cada parte do corpo é importante (veja I Coríntios 12).

Quando os cristãos se privam do ajuntamento local da igreja, eles também se privam da supervisão de pastores que são chamados para pastorear a sua alma. Pastores são presentes de Deus a Igreja para o propósito espiritual de nutrição e proteção (Ef 4 e Hb 13.17). Essa condição, a menos que seja cuidadosamente feita pelos pastores, pode levar uma pessoa vulnerável ao declínio espiritual e serem também enganadas por lobos se vestem como ovelhas por intermédio da internet, radio, e televisão (Atos 20.29-30).

Somente se você não for membro legitimamente limitado em sua casa e impedido de se reunir com a igreja local devido a sérias complicações de saúde, você deve resistir ao desejo ou à tentação de se separar da igreja local. Considere as seguintes perguntas ao avaliar sua condição espiritual:

  1. Minha separação da igreja local é por uma condição obrigatória ou é voluntária?
  2. Minha separação da igreja local é baseada em limitações físicas ou algum outro fator?
  3. Minha separação da igreja local é baseada em um compromisso exagerado com o trabalho que inverteu as prioridades da minha vida?
  4. Minha separação da igreja local é baseada em um compromisso exagerado com conferências cristãs, eventos políticos, e outras coisas boas que podem se provar benéficas?
  5. Minha separação da igreja local é baseada em preguiça que me detém de priorizar o ajuntamento da igreja, bem como as reuniões de adoração e comunhão?
  6. Minha separação da igreja é dirigida por uma obsessão exagerada de evitar ficar doente que me levou a uma espécie de fobia da assembleia da igreja?
  7. Minha separação da igreja local é porque o salão da minha igreja é distante? Se sim, por que eu escolhi morar longe da igreja local?
  8. Minha separação da igreja local é resultado de uma opinião elevada sobre mim mesmo que me levou a acreditar que sou forte o suficiente ou espiritual o suficiente para não precisar da igreja local tanto quanto outros precisam?
  9. Minha separação da igreja local é baseada em uma definição inadequada da igreja e da funcionalidade dos dons dentro do corpo de Cristo?
  10. Minha separação da igreja local é baseada em egoísmo porque o culto da igreja não atende às minhas expectativas pessoais?

Quando você investir em um tempo para examinar a si mesmo e as suas motivações no que se refere ao seu compromisso com a igreja local, considere o fato de que é impossível amar a Jesus Cristo e negligenciar a sua igreja. Voddie Baucham ilustrou muito bem essa verdade: “Se você não ama a Igreja, você não ama a Jesus”.

Consideremos os alegres privilégios e as sérias responsabilidades da membresia da igreja pactual, que exige que compartilhemos a vida juntos, nos submetendo uns aos outros, obedecendo aos líderes, adorando coletivamente, estimulando uns aos outros a boas obras e crescendo na graça de Deus por meio dos meios comuns de graça.

Na Confissão de Fé Batista de Londres de 1689, no capítulo 26, “Da Igreja”, encontramos estas palavras no parágrafo 6:

Os membros dessas igrejas são santos por chamamento, manifestando visivelmente e evidenciando a sua obediência ao chamado de Cristo, 12 tanto por confessarem a Cristo, como, também, pelo seu modo de vida. Os chamados consentem voluntariamente em ter comunhão uns com os outros, de acordo com o mandato de Cristo; e, por vontade de Deus, entregam-se uns aos outros e ao Senhor, submetendo-se às ordenanças do evangelho. (Rm 1.7, I Co, 1.2, At 2.41-42, 5.13-14, II Co 9.13)

Consideremos os alegres privilégios e as sérias responsabilidades da membresia da igreja pactual, que exige que compartilhemos a vida juntos, nos submetendo uns aos outros, obedecendo aos líderes, adorando coletivamente, estimulando uns aos outros a boas obras e crescendo na graça de Deus por meio dos meios comuns de graça. Membresia de Igreja não é uma opção à ser considerada.

É uma prioridade ordenada para a vida do cristão. Não existe esse negócio de cristão solitário. A igreja é a vontade de Deus para a vida de cada cristão.

Print Friendly, PDF & Email
Author Church-Pew

Josh Buice | Brasil

Josh Buice é o fundador do Ministério G3 e serve como pastor na Pray’s Mill Baptist Church (Igreja Batista Moinho de Oração) na zona oeste de Atlanta. Ele ama teologia, pregação, história da Igreja, e é bastante compromissado com a Igreja local. Ele gosta de praticar esportes, como corrida de longas distâncias e costuma caçar nas florestas do país. Ele tem escrito sobre salvação pela Graça desde que estava no seminário e tem atingido um número relevante de leitores com o passar dos anos.