A Leitura Devocional da Bíblia

Paulo Junior

Certa vez perguntaram a A.W. Tozer (1867–1963), fa­moso pregador do século 20: “Tozer, o que é mais impor­tante: orar ou ler a Bíblia?” Ele respondeu: “Em um pássaro, qual é mais importante, a asa direita ou a asa esquerda?”. Que brilhante resposta! Com essa citação introdutória que­ro dizer que, tão importante quanto orar logo de manhã, é também ler a Palavra de Deus. Depois do seu momento de oração, deve vir a leitura e meditação nas Escrituras. Assim como na oração, você deve se empenhar todas as manhãs para ter um bom período de leitura da Bíblia.

Talvez um dos maiores documentos puritanos já pro­duzidos foram os Padrões de Westminster. Falando sobre as Escrituras, a Confissão de Fé de Westminster, no capítulo 1, artigo 1º, explica a razão pela qual Deus nos concedeu, por escrito, Sua infalível e inerrante revelação:

… para melhor preservação e propaga­ção da verdade, para o mais seguro esta­belecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, [Deus] foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispen­sável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.

Meditar em uma porção das Escrituras, logo ao raiar do dia, é um exercício espiritual assaz relevante. Ao acor­dar, nossas mentes necessitam ser preenchidas.

O pecado é um forte candidato para isso. Ele estará à espreita, de to­caia, aguardando uma oportunidade para, na aurora do dia, manchar e dominar nossos pensamentos. Os cuidados des­te mundo, a solicitude da vida, a ansiedade e as preocupa­ções temporais também disputarão nossos pensamentos. Entretanto, haveria um modo melhor de preencher nossa mente do que com a mais pura e infalível revelação divi­na, que é a Santa Palavra de Deus? Mergulhar a mente nos insondáveis conselhos divinos! Nas imensuráveis riquezas celestes!

Portanto, devemos ter um texto bíblico em mente, já no início da manhã, de forma a podermos “ruminá-lo” du­rante o restante do dia. O salmista assim fazia, de dia e de noite: “Bem-aventurado o homem que não anda no conse­lho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1.1–2).

Dessa maneira, como, então, passar o dia com Deus no tocante à leitura devocional das Escrituras? Proceda da seguinte forma: depois do momento de oração, selecione alguns capítulos para leitura matutina. A quantidade de capítulos vai de acordo com seu tempo disponível. É ob­vio que você não disporá de horas para gastar com a Bíblia nesse momento. Digamos que esse é apenas seu “café da manhã” com a Escritura. Isso sugere uma refeição mais rá­pida. Eu recomendo que você separe um ou dois capítulos para a leitura matutina. Esses textos bíblicos, recheados de doutrina, promessas, correções e testemunhos de fé vão alicerçar seu dia.

A maioria dos trabalhadores possuem uma carga de trabalho que vai de 8 a 11 horas de trabalho. E grande parte desses trabalhadores – principalmente aqueles envolvidos com serviço braçal – jamais iniciam seu dia sem um bom café da manhã. Eles necessitam ser fortalecidos para su­portar a pesada rotina de trabalho.

Essa leitura matutina da Bíblia, como eu já disse, é o nosso “café da manhã”. São os nutrientes espirituais que nossa alma necessitará para a jornada cristã que se inicia a cada dia. Lembre-se, o próprio Jesus associou Sua Palavra com o alimento, dizendo ao diabo: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4).

Sendo assim, a leitura matutina é nosso alimento ini­cial, nas primeiras horas do dia. Esforce-se para cultivar a leitura bíblica matutina diariamente. Discipline sua carne a se sujeitar a essa prática. Faça sua agenda se submeter ao seu período devocional. Na sua escala de valores, o tempo gasto com Deus deve ter grande primazia!

Para ler a continuação deste texto, adquira o livro: Como Passar o Dia com Deus, de Paulo Junior, em nossa livraria: www.livrariadefesadoevangelho.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Author A Leitura Devocional da Bíblia

Paulo Junior

Pastor Fundador Igreja Aliança do Calvário

Paulo Junior é pastor, escritor e conferencista. É pastor titular da Igreja Aliança do Calvário, localizada em Franca, estado de São Paulo.  É fundador e presidente da Sociedade Missionária Defesa do Evangelho, que tem como objetivo dar suporte a missões no Brasil, África e Europa, editar e publicar livros, cursos e material online.